• Franciscanos do RS

TERCEIRO DIA – 30 DE MARÇO – SEGUNDA FEIRA

SÃO FRANCISCO E A QUARESMA

1. PREPARAÇÃO

- Escolha um lugar no qual você possa ficar sozinho(a), recolhido(a) e em silêncio. Se possível, prepare uma Cruz, uma imagem de Nossa Senhora e (se tiver) o cartaz da Campanha da Fraternidade. Poderia também acender uma vela.

- Para começar reze, se puder, de joelhos, esta pequenina, mas bela e preciosa Oração de São Francisco:


2. NÓS VOS ADORAMOS

Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo,

aqui e em todas as vossas igrejas, que estão no mundo inteiro

e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.


3. Continuando a preparação acompanhe, devotamente este canto:

Pecador agora é tempo: https://www.youtube.com/watch?v=Fi2fKwmXmas

4. Acompanhe a reflexão do Frei Dorvalino sobre o tema deste dia

https://youtu.be/m9gFc24dAn4


5. Aprofundando o tema

SÃO FRANCISCO E A QUARESMA

Nos próximos dias do nosso Retiro queremos unir-nos ao sentimento de Francisco em sua caminhada quaresmal. Nunca houve na Igreja um cristão que tenha amado e feito tantas Quaresmas como ele. Ao todo cinco cada ano:

- a grande Quaresma que se inicia com a Quarta feira de Cinzas até a Páscoa;

- a Quaresma do Advento;

- a Quaresma da Epifania;

- a Quaresma de São Miguel;

- a Quaresma da Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo até a Assunção.

Porque Francisco Fazia tantas Quaresmas? Porque ninguém como ele quis estar unido à Paixão de seu querido e amado Mestre: o Senhor Jesus Cristo. Vamos ler e meditar um pequeno trecho das Fontes Franciscanas que relata um dos momentos mais importantes da Vida de São Francisco. Ele aconteceu quando Francisco se havia retirado para o Monte Alverne para fazer a quaresma em preparação da Festa de São Miguel e da Assunção de Nossa Senhora.


A) Visita do Anjo do Senhor a São Francisco e sua Oração no Monte Alverne

No dia que vem antes da festa da Santa Cruz, mês de setembro, estando São Francisco em oração, secretamente em sua cela, apareceu-lhe o anjo de Deus e disse-lhe da parte de Deus: Eu te conforto e te advirto que te prepares e disponhas humildemente com toda a paciência para receber o que Deus quiser fazer em ti. Responde São Francisco: Eu estou preparado para suportar pacientemente qualquer coisa que meu Senhor me queira fazer. E dito isto o anjo se foi. Veio o dia seguinte, isto é, o dia da Festa da Exaltação da santa Cruz; e São Francisco, pela manhã, algum tempo antes do dia, se lança em oração, diante da saída de sua cela, voltando a face para o levante, e orava desta forma:

Ó Senhor meu Jesus Cristo, duas graças te peço

que me faças antes que eu morra:

a primeira é que em vida eu sinta na alma e no corpo, quanto for possível,

aquela dor que tu, doce Jesus, suportaste na hora

da tua acerbíssima Paixão;

a segunda é que eu sinta no meu coração, quanto for possível,

aquele excessivo amor do qual tu, Filho de Deus, estavas

inflamado para de boa vontade suportar tal Paixão por nós pecadores.

E estando por longo tempo nesta oração, compreendeu que Deus o escutaria e que quanto fosse possível a uma simples criatura, tanto lhe seria concedido sentir as preditas coisas em breve. Tendo São Francisco esta promessa, começou a contemplar devotissimamente a Paixão de Cristo e a sua infinita caridade; e crescia tanto nele o fervor da devoção, que todo ele se transformara em Jesus pelo amor e pela compaixão.


MEDITAÇÃO

Um tempo para meditar:

- o que de mais admirável e importante tem neste texto para minha vida?

Ouça o canto: Salve ó Francisco: https://www.youtube.com/watch?v=UX2uFbh2u_A

B) DO MARAVILHOSO JEJUM QUARESMAL DE SÃO FRANCISCO

1O veríssimo servo de Deus, Francisco, em algumas coisas foi dado no mundo como um outro Cristo. Por isso, Deus Pai, a este homem tão feliz, fez, em muitas coisas, conforme a Cristo seu Filho. 2Tudo isto apareceu no sagrado colégio dos santos companheiros, no admirável mistério dos estigmas da cruz e no ininterrupto jejum da santa Quaresma. 3Assim, São Francisco estava no território de Perusa, perto de um lago, num dia de Carnaval, como hóspede de um homem devoto seu. Ao qual pediu, por amor de Cristo, que o levasse para uma ilha do mesmo lago onde não havia habitante, e o fizesse à noite, antes do dia das Cinzas, de modo que ninguém o soubesse. 4O hospedeiro, então, por causa da grande devoção que nutria por São Francisco, tudo realizou com a maior aplicação: levantou-se de noite, preparou o barco e, na madrugada do dia das Cinzas, levou São Francisco para a ilha suspirada. 5São Francisco, porém, não levou nada consigo para comer senão dois pequenos pães.

6Ao desembarcar na ilha, rogou ao barqueiro que nada disso se espalhasse e que o fosse buscar somente na Quinta-feira Santa. 7O barqueiro retirou-se da ilha e São Francisco ficou sozinho. Na ilha não havia nenhuma habitação onde pudesse reclinar sua cabeça. Assim, entrou num matagal cerrado onde os espinheiros haviam formado um abrigo. 8Meteu-se ali dentro e ali ficou sem sair por toda a Quaresma, sem comer nem beber.

6Ao desembarcar na ilha, rogou ao barqueiro que nada disso se espalhasse e que o fosse buscar somente na Quinta-feira Santa. 7O barqueiro retirou-se da ilha e São Francisco ficou sozinho. Na ilha não havia nenhuma habitação onde pudesse reclinar sua cabeça. Assim, entrou num matagal cerrado onde os espinheiros haviam formado um abrigo. 8Meteu-se ali dentro e ali ficou sem sair por toda a Quaresma, sem comer nem beber.

Naquela ilha e, em pouco tempo, surgiu um grande e bom castelo e também o convento dos frades, que é chamado convento da Ilha. 12E ainda hoje, os habitantes daquele castelo demonstram grande reverência àquele lugar onde São Francisco celebrou a Quaresma.

Para o louvor de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é bendito pelos séculos. Amém.


MEDITAÇÃO

(Um tempo para meditar:

o que de mais admirável e importante tem neste texto para minha vida)

Acompanhemos o Canto: Eu confio em Nosso Senhor: https://www.youtube.com/watch?v=UR1cVJG8aU8

CONCLUSÃO:

- Antes de concluir faça suas preces. Não esqueça os atingidos por esta pandemia e por todos aqueles que de uma ou de outra forma trabalham para eliminá-la.

- Reze o Pai Nosso


BÊNÇÃO

- Envie esta bênção de São Francisco a todas as pessoas do mundo inteiro:

Irmãos e Irmãs

O Senhor vos abençoe e vos guarde;

vos mostre a sua face e tenha misericórdia de vós.

Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz.

O Senhor vos abençoe, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.


0 visualização

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png