CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

Francisco de Assis, ao fazer a releitura do seu caminho de conversão, percebe que sua vocação surge num contexto de missão: “Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para os leprosos. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu fiz misericórdia com eles.” (Testamento 1-2) Neste testemunho de Francisco, percebe-se de que ele tem plena consciência que a missão faz parte, desde a origem, da sua vocação. É o Senhor mesmo que o conduz para entre os leprosos. É na prática do bem, da misericórdia que Francisco experimenta a verdadeira paz: “O que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo”. (Test. 3)

O papa Francisco, em sua encíclica Christus Vivit também compreende a vocação no sentido duma grande missão. Consiste em situar “toda a nossa vida diante de Deus, que nos ama e nos permite entender que nada é fruto de um caos sem sentido, mas que tudo pode ser integrado em um caminho de resposta ao Senhor, que tem um projeto estupendo para nós” (n. 248). Por isso, “Somos chamados pelo Senhor para participar de sua obra criadora, prestando nossa contribuição para o bem comum a partir das capacidades que recebemos” (n. 253)

É nesta perspectiva que se situa o Serviço de Animação Vocacional (SAV). Este emana do testemunho da Vida Franciscana, vivido pelos Irmãos nas Fraternidades e na ação evangelizadora. Além disso, o SAV atua em parceria com as pastorais afins para que cada cristão possa despertar para o engajamento efetivo na missão de Jesus Cristo e, em especial, propor a forma de vida evangélica vivida por São Francisco de Assis, como inspiração de ser discípulo missionário do Senhor no nosso tempo. Por fim, O SAV tem a tarefa de acolher e acompanhar cada vocacionado que busca um discernimento vocacional no desejo de seguir a Vida Consagrada Franciscana.

Acesse nosso blog