• Franciscanos do RS

OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

BATIZADOS E ENVIADOS - A IGREJA DE CRISTO EM MISSÃO NO MUNDO

O Papa Francisco, no dia 22 de outubro de 2017, dia Mundial das Missões, promulgou o mês de outubro deste ano como sendo o mês missionário extraordinário, em comemoração ao centenário da Carta Apostólica Maximum Illud ,do Papa Bento XV. Na carta que o Papa escreveu por ocasião do centenário da referida carta recorda que a vocação da Igreja é por natureza missionária (AG 2) e citando a Exortação Apostolica Evangelii Gaudium n° 15 recorda que “a ação missionária é paradigma de toda a obra da Igreja” (EG 15)

Este acontecimento está em sintonia com o Sínodo para Amazônia, que acontece no Vaticano entre os dias 6 a 27 de outubro de 2019. Ele visa repropor a todos um renovado empenhamento missionário, convicto de que a “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece! A nova evangelização dos povos cristãos também encontrará inspiração e apoio no empenho pela missão universal” (RM 2)

O símbolo para o mês traz o lema: “Batizados e Enviados – A Igreja de Cristo em missão

pelo mundo, lembrando os dois elementos característicos da vida de todo o cristão: Batismo e anúncio. Cruz: Sinal de comunhão entre Deus e os homens lembrando a universalidade da MISSÃO. O mundo transparente lembra que a ação é sem fronteiras e limites. Jesus, na cruz, abraça todas as pessoas. E as cores significam os cinco continentes: Vermelho – AMÉRICA (Sangue dos mártires no nosso continente); Verde – ÁFICA (Vida, vitalidade, juventude e esperança; Branco – EUROPA (Alegria e vida nova); Amarelo ÁSIA (Luz - Ásia continente onde nasceu Jesus); Azul - OCEANIA (Vida divina, transcendência, céu e água) – OCEANIA


A cruz missionária faz memória às missões jesuíticas da Bolívia e à Evangelização dos povos da América Latina. Recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão. A HASTE em espiral ascendente recorda o movimento da missão, da encarnação à Páscoa; crucificado e ressuscitado ilumina a transformação da realidade. Os CRAVOS testemunham o martírio de Jesus na Cruz; as FLORES lembram a vida nova que nasce da Páscoa; A Inscrição IHS significa Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens e a RELÍQUIA DE SANTA NAZÁRIA, a fundadora de uma Congregação Missionária na Bolívia

O texto bíblico que inspira o mês missionário é Mt 28,16-19 “Ide, fazeis discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19), recordando do mandato missionário recebido na Páscoa.

O convite feito pelo Papa é que todas as pessoas batizadas testemunhem a alegria da sua vocação cristã como discípulos e discípulas de Jesus Cristo. O Papa espera que “que todas as comunidades se esforcem para atuar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não se pode deixar as coisas como estão” (cf. EG 25) Acredita que a Igreja deve sair da sua autorreferencialidade e ir ao encontro das pessoas, que vivem tantos nas periferias existências, geográficas e humanas, testemunhando a alegria pelo encontro com Jesus Cristo.

Em todas as nossas comunidades e presenças somos chamados a organizar atividades missionárias durante este mês de ouutbro e/ou ao longo deste ano. Todos nós somos chamados a assumir a nossa vocação batismal, reavivando em nós o dom recebido pelo Senhor, no batismo. Desta forma estaremos sendo mais fiéis a missão recebida.

Fonte: Guia do mês missionário extraordinário - Edições Cnbb - 2019


Frei Paulo Eduardo Müller, ofm

35 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png