• Franciscanos do RS

OUTUBRO - MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO

BATIZADOS E ENVIADOS - A IGREJA DE CRISTO EM MISSÃO NO MUNDO

O Papa Francisco, no dia 22 de outubro de 2017, dia Mundial das Missões, promulgou o mês de outubro deste ano como sendo o mês missionário extraordinário, em comemoração ao centenário da Carta Apostólica Maximum Illud ,do Papa Bento XV. Na carta que o Papa escreveu por ocasião do centenário da referida carta recorda que a vocação da Igreja é por natureza missionária (AG 2) e citando a Exortação Apostolica Evangelii Gaudium n° 15 recorda que “a ação missionária é paradigma de toda a obra da Igreja” (EG 15)

Este acontecimento está em sintonia com o Sínodo para Amazônia, que acontece no Vaticano entre os dias 6 a 27 de outubro de 2019. Ele visa repropor a todos um renovado empenhamento missionário, convicto de que a “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece! A nova evangelização dos povos cristãos também encontrará inspiração e apoio no empenho pela missão universal” (RM 2)

O símbolo para o mês traz o lema: “Batizados e Enviados – A Igreja de Cristo em missão

pelo mundo, lembrando os dois elementos característicos da vida de todo o cristão: Batismo e anúncio. Cruz: Sinal de comunhão entre Deus e os homens lembrando a universalidade da MISSÃO. O mundo transparente lembra que a ação é sem fronteira