• Franciscanos do RS

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

CELEBRANDO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA: 22 de março de 2020


INTRODUÇÃO:

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seja a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico para ressaltar a sua extrema e absoluta importância para a existência da vida. Tema deste ano é: Água e mudanças climáticas. Lembrar a situação da atual seca no RS e o valor da água em meio a esta pandemia do “corona vírus”.


O grande debate hoje se trava nestes termos: A água é fonte de vida ou fonte de lucro? A água é um bem natural, vital, comum e insubstituível ou um bem econômico a ser tratado como recurso hídrico e posto à venda no mercado? Ambas as dimensões não se excluem mas devem ser retamente relacionadas.

A conscientização sobre o cuidado e a preservação deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a própria ONU a qual lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, apresentando normas fundamentais:

· A água faz parte do patrimônio do planeta;

· A água é a seiva do nosso planeta;

· Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

· O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

· A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

· A água não é só doação gratuita da natureza; ela tem também um valor econômico: ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

· A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

· A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

· O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Atitude franciscana diante da ÁGUA:

A água é vida, geradora de vida e um dos símbolos mais poderosos da natureza da Última Realidade. Sem a água não viveríamos. Francisco de Assis, como ninguém, contemplou e captou o mistério mais profundo presente na água. Ele entendeu que todas as criaturas de Deus têm uma origem em comum conosco. Nós e todas as criaturas somos irmãos. Foi como irmãos e irmãs que Francisco amou todos os seres criados. Em tudo via traços e sinais de Deus. Não podem ser possuídos. Criaturas podem atender a necessidade de todos os seres humanos e pelos humanos devem ser cuidados e servidos. É o lava-pés mútuo. A Palavra de Deus nos lembra: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” (Gn 1, 1) Em cada criatura habita esse Espírito vivificante.


Como e com nosso seráfico pai Francisco rezemos:

Louvado sejas, meu Senhor, Pelo Irmão Vento, Pelo ar, ou nublado Ou sereno, e todo o tempo, Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, Pela Irmã Água, Que é mui útil e humilde E preciosa e casta.


PRECES

Prece 01:

Senhor Deus Pai e Mãe criador de tudo o que existe, especialmente da Irmã Água, que segundo São Francisco é “útil, humilde, preciosa e casta”, enviai vosso Santo Espírito para que nós, enquanto Frades e Fraternidades, sejamos exemplos de cuidado e respeito pela Irmã Água e toda a Casa Comum. Rezemos ao Senhor...


Prece 02:

Senhor Deus Pai e Mãe criador de tudo o que existe, especialmente da Irmã Água, fazei que cada um de nós enquanto pessoa humana, enquanto cristão e cristã, em nossa vida cotidiana, em nossas comunidades e nossos serviços, inspirados pelo Dia Mundial da Água 2020, sejamos cuidadores e promotores da defesa deste elemento da natureza de vital importância para a vida na nossa Casa Comum. Rezemos ao Senhor.


SUGESTÕES:

Se houver oportunidade e possibilidade de ampliar a oração e/ou reflexão sobre esse tema na Fraternidade ou com grupos de pessoas, podem ser utilizadas orações do Papa no final dos documentos “Laudato Sì” e “Querida Amazônia”. Para reflexão vem bem o Capítulo IV do documento final do Sínodo para a Amazônia “Novos caminhos de Conversão Ecológica”.


Equipe do Serviço Provincial de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC/PROVÍNCIA)

0 visualização

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png