• Franciscanos do RS

A CRISTOLOGIA NA EVANGELII GAUDIUM

Atualizado: 13 de Set de 2019

O presente artigo quer servir como uma chave de leitura da cristologia presente na Evangelii Gaudium (EG), a Alegria do Evangelho, Exortação Apostólica do Papa Francisco, publicada em novembro de 2013. Parte da afirmação, que está no começo do texto: “a alegria do Evangelho enche o coração e a vida daqueles que se encontram com Jesus.”(EG 1).

A cristologia presente na Evangelii Gaudium é marcada pelo encontro com Jesus Cristo alegre, pobre e misericordioso. Por meio d´Ele, temos acesso a Deus que, no seu amor, chega a nós pela encarnação do Filho, em Maria. Jesus é identificado como sendo o Deus dos pobres (cf. EG 186) e, na sua misericórdia, atrai todos para sermos salvos por Ele e participar da vida plena no Cristo. A salvação que Deus nos oferece em seu Filho é obra da sua misericórdia (cf. EG 112) e o Evangelho será sempre o Evangelho da misericórdia (cf. EG 188)


O Papa Francisco revela um Jesus que é próximo e se faz próximo de todos aqueles que procuram e se deixam encontrar pela beleza do Evangelho; se contagiar pela sua alegria (cf. EG 12). Ele, Jesus, também se compadece com as dores do povo, com suas angústias, fazendo-se próximo deles e os resgata na cruz, entregando-se por amor a nós. Em Jesus, também somos convidados, motivados pela alegria do Evangelho, a ir ao encontro dos outros, compartilhar da sua vida e a nos fazer próximos, nos comprometendo com sua realidade e assumindo a sua cruz.

Em toda Exortação, é possível perceber que o Papa enfatiza a ideia de que a nossa salvação está relacionada com nosso comprometimento com o projeto de Jesus Cristo (cf. EG 179), revelado pela Palavra, que nos impulsiona a concretizar, no mundo, o Reino de Deus. Somos responsáveis uns pelos outros e todos pelo mundo. Francisco afirma que “o Evangelho convida, antes de tudo, a responder a Deus que nos ama e salva, reconhecendo-O nos outros e saindo de nós mesmos para procurar o bem de todos. [...] Todas as virtudes estão ao serviço desta resposta de amor” (EG 39).

A alegria provocada naqueles que procuram encontrar-se com Jesus Cristo revela todo um dinamismo presente no Evangelho (cf. EG 5). O contato com o amor de Deus, revelado na Palavra do Filho feito carne, transforma a vida de todos quantos se deixam encontrar por Jesus e move-os na direção dos outros. Cada encontro é momento de crescimento, partilha e compromisso com a vida dos outros.

O convite que o Papa nos faz é que saibamos acolher em nós o dom do outro. Com a ajuda dele, pela partilha dos dons e do conhecimento, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo


Frei Paulo Eduardo Müller, ofm

56 visualizações

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png