• Franciscanos do RS

A "Coleta para a Terra Santa", o que é?

“Quando eu chegar, enviarei com uma carta minha aqueles que vocês tiverem escolhido para levar a oferta de sua generosidade a Jerusalém.


(1 Coríntios 16.3)


A "Coleta para a Terra Santa", também conhecida como "Collecta pro Locis Sanctis", nasceu do desejo dos papas de manter um forte vínculo entre todos os cristãos do mundo e os Lugares Santos. A Colletta, tradicionalmente realizada na Sexta-feira Santa, é a principal fonte de sustento da vida que ocorre em torno dos Lugares Santos. As ofertas coletadas pelas paróquias e bispos são transmitidas pelos Comissários da Terra Santa à Custódia da Terra Santa, ou enviados diretamente para a Nunciatura Apostólica e essa faz o repasse de 90% para a Custódia da Terra Santa que será usada para a manutenção dos Lugares e para os cristãos da Terra Santa, as pedras vivas da Terra Santa. Os outros 10% são destinados à Congregação para as Igrejas Orientais. Apoiar e continuar a importante missão a que se chama: proteger os Lugares Santos, as pedras da Memória e apoiar a presença cristã, as pedras vivas da Terra Santa, através de muitas atividades de solidariedade.


O vídeo do apelo para a coleta 2020

O Colletta Pro Terra Santa é uma das coletas obrigatórias (assim como o Óulo de São Pedro em 29 de junho e o Dia Mundial das Missões), realizada na Sexta-feira Santa, ou na data que o ordinário local julgar mais apropriada, a favor da obras e necessidades da Terra Santa. Na exortação apostólica de Paulo VI, de 25 de março de 1974, "sobre as crescentes necessidades da Igreja na Terra Santa", são especificadas as modalidades da coleta. Modalidades retomadas e confirmadas também pelos papas subsequentes. Aqui estão algumas passagens da exortação apostólica que se referem à Coleta:


QUANDO? NA SEXTA-FEIRA SANTA OU OUTRO DIA

"Em todas as igrejas e em todos os oratórios, pertencentes ao clero diocesano e religioso, uma vez por ano - na Sexta-feira Santa ou em outro dia designado pelo Ordinário local, juntamente com as orações específicas por nossos irmãos na Igreja da Terra Santa, faça-se uma coleta, que também é destinada a eles. Os fiéis são avisados, com antecedência adequada, de que esta coleta será doada para a manutenção não apenas dos Lugares Santos, mas de todas as obras pastorais, de bem-estar, educacionais e sociais que a Igreja apoia na Terra Santa em benefício de seus irmãos cristãos e das populações locais ".


A quem é destinada a Coleta? AO SEU ORDINÁRIO

"As ofertas são prontamente enviadas pelos padres da paróquia e pelos reitores das igrejas e oratórios ao seu Ordinário, que as entregará ao Comissário da Terra Santa, cuja atividade, tão merecida no passado, ainda parece válida e funcional para nós, ou para outro apropriado. " Hoje a Igreja pede que a coleta seja entregue integralmente na Cúria Diocesana, que fará o repasse para a Nunciatura apostólica (Diretório da Liturgia 2020 p. 36) e assim repassada, através dos comissários, à Terra Santa (90%) e 10% à Santa Sé para as Igrejas Orientais.


PARA QUE SERVE A COLETA DA SEXTA-FEIRA SANTA? APOIAR A IGREJA DA TERRA SANTA

"A Santa Congregação para as Igrejas Orientais garantirá, de acordo com as instruções dadas por nós, que a Custódia da Terra Santa e a hierarquia local, de acordo com suas competências, possam continuar seus trabalhos, consolidar e desenvolvê-los mais, em total harmonia entre si e em estreita cooperação com outros Órgãos que tenham laços especiais com a Terra Santa e que tenham o destino dessa Igreja local no coração. "

Dê a conhecer a iniciativa da coleta da Sexta-feira Santa em sua paróquia, fale da Terra Snta, incentive o amor dos fiéis aos lugares onde Nosso Senhor veio ao mundo e apoie os frades franciscanos na Terra Santa.

Além da Coleta da Sexta-feira Santa, podes entrar em contato com o Comissário da Terra Santa, através do link de contatos e este fará uma visita à sua paróquia ou comunidade para desenvolver este trabalho através dos(as) zeladores(as) da Terra Santa. Pax et bonum.


(Texto Original do Comissariado da Terra Santa – Milão. Traduzido e adaptado do Italiano por Frei Paulo Maia, OFM)

0 visualização

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png