• Franciscanos do RS

VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

O que é Vida Religiosa Consagrada?


Todos os cristãos e as cristãs são pessoas religiosas e são consagradas pelo batismo. Porém dentro do conjunto das vocações que o Espírito Santo suscita na Igreja, existe a vocação específica para a Vida Religiosa Consagrada. Não se trata de uma elite no conjunto do Povo de Deus. É uma vocação, portanto um chamado de Deus, para viver a vida cristã de um certo jeito. Nós, Religiosos e Religiosas, somos em primeiro lugar cristãos e cristãs que procuram seguir Jesus Cristo, viver o Evangelho e assumir a missão de batizados e batizadas na Igreja e com a Igreja no mundo. Somos chamados à santidade como todos os batizados e batizadas. Não somos nenhuma elite espiritual.

No entanto, a Vida Religiosa Consagrada é uma vocação específica. Não nos identificamos simplesmente com os fiéis leigos, nem com a hierarquia da Igreja. Por um chamado e por graça, nossa consagração se traduz em seguimento radical a Jesus Cristo por meio dos votos da pobreza, da castidade e da obediência. No dizer de nosso pai espiritual São Francisco de Assis, nossa Regra e vida é observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada de próprio e em castidade.

O consagrado ou a consagrada passa a viver a radicalidade evangélica de maneira permanente, com o objetivo de dedicar-se inteiramente ao Reino de Deus. É um deixar-se possuir por Deus. A consagração é um total abandono em Deus, entregando a Ele todo o nosso amor e a nossa liberdade. Sacrificar ou consagrar a Deus a nossa liberdade e o nosso amor, longe de ser uma negação, é uma verdadeira afirmação destes valores humanos. Deixar-se possuir por Deus é a verdadeira forma de ser livre. Entregar-se a Deus é estar disposto a deixar-se enviar por Ele em missão, no serviço aos outros, aos preferidos dEle, aos mais pobres e excluídos. Deus não é autocentrado, autorreferencial. Pessoas que se reservam para Ele, Ele os envia a difundir a sua misericórdia, o seu Reino, o seu amor.

A Vida Religiosa é uma forma de pertença a Deus e a Cristo, uma adesão amorosa ao Evangelho e ao Reino de Deus. A iniciativa dessa escolha não é da pessoa, mas de Deus. A pessoa sente-se chamada, atraída, envolvida pelo amor de Deus que a solicita. E a certa altura a pessoa se dá conta que esse amor é tudo, vale tudo, merece tudo, está acima de tudo. E então “se rende”. Entrega-se, deixa-se conduzir, coloca-se ao seu dispor: “Senhor, que queres que eu faça?” A consagração, mais do que gesto humano, é gesto de Deus, dom de sua graça, obra de seu amor. A ponto de o consagrado poder dizer como Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu e me venceste no teu amor!” (Jer 20,7).

Vida Consagrada é, pois, vida no seguimento de Cristo, que implica partilha de sua vida e missão, seus riscos e esperanças, sua doação, seu projeto existencial, suas atitudes e seu compromisso com o Reino do Pai, com as pessoas que mais necessitam.

Em cada Congregação ou Família de Vida Religiosa, há um carisma específico, dado pelo Espírito Santo aos Fundadores e às Fundadoras para o bem da Igreja e da humanidade. Em cada carisma se expressa uma resposta evangélica às circunstâncias de seu tempo. São Francisco e Santa Clara receberam a inspiração divina para viver segundo o Evangelho na sua expressão de fraternidade e minoridade, de missão itinerante no meio do povo e sem nada de próprio, de anúncio e testemunho da paz, de cuidado com a vida das pessoas e das criaturas todas, em especial dos mais pobres.

Os Religiosos e as Religiosas tem necessidade todos os dias de momentos de intimidade com Deus, para escutar sua Palavra, fortificar sua fé, para viver em Deus e por Deus através da consagração. Isto significa pertencer totalmente a Deus e viver a profecia na Igreja e no mundo.


Paz e bem! Frei Nestor Inácio Schwerz, ofm

84 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png