Uma tentativa de estudo sobre EclesiƔstico 37,27-38,24
- Franciscanos do RS
- 16 de mai. de 2020
- 20 min de leitura
Motivação
Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆblica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆblicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 āFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā, cujo Texto Base e outros subsĆdios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o.
1- O Livro
Alguns dados sobre o livro do EclesiƔstico (ou SirƔcida): Trata-se de uma

verdadeira coletĆ¢nea de ensinamentos e de releitura de textos jĆ” conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de JerusalĆ©m, em hebraico no segundo sĆ©culo antes de Cristo. A obra foi traduzida para a lĆngua grega, latina e sirĆaca.
A versĆ£o que temos em nossas bĆblias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć vida e Ć morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆsticas da āTeologia da Retribuiçãoā.
O TĆtulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela āEclesiaā. JĆ” o tĆtulo em algumas bĆblias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆtulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice.
2- O Texto 37,27-38,24 - Tirado da Nova BĆblia Pastoral da Editora Paulus.
(VocĆŖs poderĆ£o ler diretamente da bĆblia de cada um).
Cap. 37
27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 ā Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 ā NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 ā Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo.
Cap. 38

1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 ā Do altĆssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 ā A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 ā Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 ā NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 ā Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 ā Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 ā Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 ā Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 ā Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 ā E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 ā HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 ā Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 ā Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 ā Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 ā NĆ£o entregue seu coração Ć tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 ā Lembre-se: āmeu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā. 23 ā Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆrito dele.
3- Nos aproximando do texto Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ātirar os noves foraā! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆculo 38,8 o centro do texto, vejamos: 3.1- Cuidado da vida 37,27-31 (textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22) Nestes versĆculos o Autor destaca a importĆ¢ncia da disciplina e do autocontrole para se ter saĆŗde e vida longa. Esta mesma temĆ”tica jĆ” tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtĆtulo. SĆ£o orientaƧƵes prĆ”ticas relativas Ć vida diĆ”ria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes. 3.2- Os remĆ©dios e os mĆ©dicos 38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois āDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios. 3.3- Tese central 38,8 -āAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā. A expressĆ£o ābem-estarā Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por āsaĆŗdeā, āpaz de Deusā, āsalvaçãoā. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que āEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā. 3.4- A doenƧa e a saĆŗde sĆ£o de origem divina 38,9-15 Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. āSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ć preciso fazer alguma coisa. Agir: āFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias. 3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23 Para o Autor do livro do EclesiĆ”stico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saĆŗde em caso de doenƧa, acrescenta recomendaƧƵes de como proceder em caso de morte. Ć preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e nĆ£o descuidar de seu tĆŗmulo. Fazer luto conforme o costume e nĆ£o cair na tristeza de coração, que só consome as forƧas. Pois, seu sofrimento serĆ” inĆŗtil ao morto e prejudicarĆ” sua saĆŗde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerĆ”rio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendaƧƵes de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos. Concluindo Pois Ć©, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez nĆ£o a maior em nĆŗmero de mortes confirmadas atĆ© agora, mas pela sua abrangĆŖncia planetĆ”ria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vĆrus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda nĆ£o nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. NinguĆ©m pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estĆ£o preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estĆ£o pesquisando para encontrar remĆ©dio para tratar os doentes e tambĆ©m a vacina para prevenir futuras contaminaƧƵes. Sem esquecer, Ć© claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramĆ”tico em que estamos metidos, as recomendaƧƵes do nosso texto de estudo sĆ£o muito bem-vindas, senĆ£o vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudĆ”vel e buscar os remĆ©dios na natureza; ter fĆ© em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos mĆ©dicos e as ciĆŖncias para enfrentar a pandemia, fazĆŖ-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume. Agudo, RS, 04 de maio de 2020. Frei JoĆ£o Osmar DāĆvila - CEBI/RS Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆblica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆblicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 āFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā, cujo Texto Base e outros subsĆdios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o. 1- O Livro Alguns dados sobre o livro do EclesiĆ”stico (ou SirĆ”cida): Trata-se de uma verdadeira coletĆ¢nea de ensinamentos e de releitura de textos jĆ” conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de JerusalĆ©m, em hebraico no segundo sĆ©culo antes de Cristo. A obra foi traduzida para a lĆngua grega, latina e sirĆaca. A versĆ£o que temos em nossas bĆblias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć vida e Ć morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆsticas da āTeologia da Retribuiçãoā. O TĆtulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela āEclesiaā. JĆ” o tĆtulo em algumas bĆblias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆtulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice. 2- O Texto 37,27-38,24 -Tirado da Nova BĆblia Pastoral da Editora Paulus. (VocĆŖs poderĆ£o ler diretamente da bĆblia de cada um). Cap. 37 27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 ā Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 ā NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 ā Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo. Cap. 38 1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 ā Do altĆssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 ā A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 ā Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 ā NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 ā Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 ā Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 ā Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 ā Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 ā Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 ā E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 ā HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 ā Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 ā Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 ā Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 ā NĆ£o entregue seu coração Ć tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 ā Lembre-se: āmeu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā. 23 ā Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆrito dele. 3- Nos aproximando do texto Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ātirar os noves foraā! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆculo 38,8 o centro do texto, vejamos: 3.1- Cuidado da vida 37,27-31 (textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22) Nestes versĆculos o Autor destaca a importĆ¢ncia da disciplina e do autocontrole para se ter saĆŗde e vida longa. Esta mesma temĆ”tica jĆ” tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtĆtulo. SĆ£o orientaƧƵes prĆ”ticas relativas Ć vida diĆ”ria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes. 3.2- Os remĆ©dios e os mĆ©dicos 38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois āDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios. 3.3- Tese central 38,8 -āAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā. A expressĆ£o ābem-estarā Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por āsaĆŗdeā, āpaz de Deusā, āsalvaçãoā. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que āEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā. 3.4- A doenƧa e a saĆŗde sĆ£o de origem divina 38,9-15 Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. āSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ć preciso fazer alguma coisa. Agir: āFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias. 3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23 Para o Autor do livro do EclesiĆ”stico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saĆŗde em caso de doenƧa, acrescenta recomendaƧƵes de como proceder em caso de morte. Ć preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e nĆ£o descuidar de seu tĆŗmulo. Fazer luto conforme o costume e nĆ£o cair na tristeza de coração, que só consome as forƧas. Pois, seu sofrimento serĆ” inĆŗtil ao morto e prejudicarĆ” sua saĆŗde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerĆ”rio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendaƧƵes de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos. Concluindo Pois Ć©, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez nĆ£o a maior em nĆŗmero de mortes confirmadas atĆ© agora, mas pela sua abrangĆŖncia planetĆ”ria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vĆrus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda nĆ£o nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. NinguĆ©m pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estĆ£o preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estĆ£o pesquisando para encontrar remĆ©dio para tratar os doentes e tambĆ©m a vacina para prevenir futuras contaminaƧƵes. Sem esquecer, Ć© claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramĆ”tico em que estamos metidos, as recomendaƧƵes do nosso texto de estudo sĆ£o muito bem-vindas, senĆ£o vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudĆ”vel e buscar os remĆ©dios na natureza; ter fĆ© em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos mĆ©dicos e as ciĆŖncias para enfrentar a pandemia, fazĆŖ-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume. Agudo, RS, 04 de maio de 2020. Frei JoĆ£o Osmar DāĆvila - CEBI/RS Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆblica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆblicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 āFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā, cujo Texto Base e outros subsĆdios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o. 1- O Livro Alguns dados sobre o livro do EclesiĆ”stico (ou SirĆ”cida): Trata-se de uma verdadeira coletĆ¢nea de ensinamentos e de releitura de textos jĆ” conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de JerusalĆ©m, em hebraico no segundo sĆ©culo antes de Cristo. A obra foi traduzida para a lĆngua grega, latina e sirĆaca. A versĆ£o que temos em nossas bĆblias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć vida e Ć morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆsticas da āTeologia da Retribuiçãoā. O TĆtulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela āEclesiaā. JĆ” o tĆtulo em algumas bĆblias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆtulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice. 2- O Texto 37,27-38,24 -Tirado da Nova BĆblia Pastoral da Editora Paulus. (VocĆŖs poderĆ£o ler diretamente da bĆblia de cada um). Cap. 37 27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 ā Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 ā NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 ā Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo. Cap. 38 1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 ā Do altĆssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 ā A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 ā Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 ā NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 ā Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 ā Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 ā Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 ā Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 ā Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 ā E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 ā HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 ā Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 ā Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 ā Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 ā NĆ£o entregue seu coração Ć tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 ā Lembre-se: āmeu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā. 23 ā Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆrito dele.
3- Nos aproximando do texto
Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ātirar os noves foraā! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆculo 38,8 o centro do texto, vejamos:
3.1- Cuidado da vida 37,27-31
(textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22)
Nestes versĆculos o Autor destaca a importĆ¢ncia da disciplina e do autocontrole para se ter saĆŗde e vida longa. Esta mesma temĆ”tica jĆ” tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtĆtulo. SĆ£o orientaƧƵes prĆ”ticas relativas Ć vida diĆ”ria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes.
3.2- Os remƩdios e os mƩdicos
38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois āDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios.
3.3- Tese central 38,8
-āAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā. A expressĆ£o ābem-estarā Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por āsaĆŗdeā, āpaz de Deusā, āsalvaçãoā. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que āEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā.
3.4- A doença e a saúde são de origem divina 38,9-15
Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. āSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ć preciso fazer alguma coisa. Agir: āFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias.
3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23
Para o Autor do livro do EclesiÔstico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saúde em caso de doença, acrescenta recomendações de como proceder em caso de morte. à preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e não descuidar de seu túmulo. Fazer luto conforme o costume e não cair na tristeza de coração, que só consome as forças. Pois, seu sofrimento serÔ inútil ao morto e prejudicarÔ sua saúde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerÔrio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendações de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos.
Concluindo
Pois Ć©, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez nĆ£o a maior em nĆŗmero de mortes confirmadas atĆ© agora, mas pela sua abrangĆŖncia planetĆ”ria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vĆrus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda nĆ£o nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. NinguĆ©m pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estĆ£o preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estĆ£o pesquisando para encontrar remĆ©dio para tratar os doentes e tambĆ©m a vacina para prevenir futuras contaminaƧƵes. Sem esquecer, Ć© claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramĆ”tico em que estamos metidos, as recomendaƧƵes do nosso texto de estudo sĆ£o muito bem-vindas, senĆ£o vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudĆ”vel e buscar os remĆ©dios na natureza; ter fĆ© em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos mĆ©dicos e as ciĆŖncias para enfrentar a pandemia, fazĆŖ-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume.
Agudo, RS, 04 de maio de 2020.
Frei JoĆ£o Osmar DāĆvila, ofm.
Membro do CEBI/RS