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Uma tentativa de estudo sobre EclesiƔstico 37,27-38,24

  • Foto do escritor: Franciscanos do RS
    Franciscanos do RS
  • 16 de mai. de 2020
  • 20 min de leitura

Motivação

Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆ­blica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆ­blicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 ā€œFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā€, cujo Texto Base e outros subsĆ­dios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆ­ticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o.


1- O Livro

Alguns dados sobre o livro do EclesiƔstico (ou SirƔcida): Trata-se de uma

verdadeira coletânea de ensinamentos e de releitura de textos jÔ conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de Jerusalém, em hebraico no segundo século antes de Cristo. A obra foi traduzida para a língua grega, latina e siríaca.

A versĆ£o que temos em nossas bĆ­blias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć  vida e Ć  morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆ­sticas da ā€œTeologia da Retribuiçãoā€.

O TĆ­tulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela ā€œEclesiaā€. JĆ” o tĆ­tulo em algumas bĆ­blias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆ­tulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice.


2- O Texto 37,27-38,24 - Tirado da Nova BĆ­blia Pastoral da Editora Paulus.

(Vocês poderão ler diretamente da bíblia de cada um).

Cap. 37

27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 – Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 – NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 – Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo.

Cap. 38


1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 – Do altĆ­ssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 – A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 – Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 – NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 – Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 – Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 – Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 – Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 – Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 – E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 – HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 – Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 – Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć  dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 – Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 – NĆ£o entregue seu coração Ć  tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 – Lembre-se: ā€meu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā€. 23 – Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆ­rito dele.

3- Nos aproximando do texto Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć  Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ā€œtirar os noves foraā€! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆ­culo 38,8 o centro do texto, vejamos: 3.1- Cuidado da vida 37,27-31 (textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22) Nestes versĆ­culos o Autor destaca a importĆ¢ncia da disciplina e do autocontrole para se ter saĆŗde e vida longa. Esta mesma temĆ”tica jĆ” tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtĆ­tulo. SĆ£o orientaƧƵes prĆ”ticas relativas Ć  vida diĆ”ria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes. 3.2- Os remĆ©dios e os mĆ©dicos 38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois ā€œDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā€. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć  fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios. 3.3- Tese central 38,8 -ā€œAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā€. A expressĆ£o ā€œbem-estarā€ Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por ā€œsaĆŗdeā€, ā€œpaz de Deusā€, ā€œsalvaçãoā€. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć  vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que ā€œEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā€. 3.4- A doenƧa e a saĆŗde sĆ£o de origem divina 38,9-15 Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. ā€œSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā€. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ɖ preciso fazer alguma coisa. Agir: ā€œFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā€. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć  ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias. 3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23 Para o Autor do livro do EclesiĆ”stico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saĆŗde em caso de doenƧa, acrescenta recomendaƧƵes de como proceder em caso de morte. Ɖ preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e nĆ£o descuidar de seu tĆŗmulo. Fazer luto conforme o costume e nĆ£o cair na tristeza de coração, que só consome as forƧas. Pois, seu sofrimento serĆ” inĆŗtil ao morto e prejudicarĆ” sua saĆŗde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerĆ”rio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendaƧƵes de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos. Concluindo Pois Ć©, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez nĆ£o a maior em nĆŗmero de mortes confirmadas atĆ© agora, mas pela sua abrangĆŖncia planetĆ”ria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vĆ­rus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda nĆ£o nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. NinguĆ©m pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estĆ£o preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estĆ£o pesquisando para encontrar remĆ©dio para tratar os doentes e tambĆ©m a vacina para prevenir futuras contaminaƧƵes. Sem esquecer, Ć© claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramĆ”tico em que estamos metidos, as recomendaƧƵes do nosso texto de estudo sĆ£o muito bem-vindas, senĆ£o vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudĆ”vel e buscar os remĆ©dios na natureza; ter fĆ© em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos mĆ©dicos e as ciĆŖncias para enfrentar a pandemia, fazĆŖ-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume. Agudo, RS, 04 de maio de 2020. Frei JoĆ£o Osmar D’Ávila - CEBI/RS Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆ­blica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆ­blicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 ā€œFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā€, cujo Texto Base e outros subsĆ­dios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆ­ticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o. 1- O Livro Alguns dados sobre o livro do EclesiĆ”stico (ou SirĆ”cida): Trata-se de uma verdadeira coletĆ¢nea de ensinamentos e de releitura de textos jĆ” conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de JerusalĆ©m, em hebraico no segundo sĆ©culo antes de Cristo. A obra foi traduzida para a lĆ­ngua grega, latina e sirĆ­aca. A versĆ£o que temos em nossas bĆ­blias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć  vida e Ć  morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆ­sticas da ā€œTeologia da Retribuiçãoā€. O TĆ­tulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela ā€œEclesiaā€. JĆ” o tĆ­tulo em algumas bĆ­blias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆ­tulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice. 2- O Texto 37,27-38,24 -Tirado da Nova BĆ­blia Pastoral da Editora Paulus. (VocĆŖs poderĆ£o ler diretamente da bĆ­blia de cada um). Cap. 37 27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 – Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 – NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 – Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo. Cap. 38 1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 – Do altĆ­ssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 – A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 – Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 – NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 – Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 – Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 – Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 – Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 – Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 – E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 – HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 – Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 – Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć  dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 – Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 – NĆ£o entregue seu coração Ć  tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 – Lembre-se: ā€meu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā€. 23 – Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆ­rito dele. 3- Nos aproximando do texto Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć  Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ā€œtirar os noves foraā€! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆ­culo 38,8 o centro do texto, vejamos: 3.1- Cuidado da vida 37,27-31 (textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22) Nestes versĆ­culos o Autor destaca a importĆ¢ncia da disciplina e do autocontrole para se ter saĆŗde e vida longa. Esta mesma temĆ”tica jĆ” tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtĆ­tulo. SĆ£o orientaƧƵes prĆ”ticas relativas Ć  vida diĆ”ria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes. 3.2- Os remĆ©dios e os mĆ©dicos 38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois ā€œDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā€. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć  fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios. 3.3- Tese central 38,8 -ā€œAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā€. A expressĆ£o ā€œbem-estarā€ Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por ā€œsaĆŗdeā€, ā€œpaz de Deusā€, ā€œsalvaçãoā€. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć  vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que ā€œEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā€. 3.4- A doenƧa e a saĆŗde sĆ£o de origem divina 38,9-15 Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. ā€œSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā€. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ɖ preciso fazer alguma coisa. Agir: ā€œFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā€. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć  ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias. 3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23 Para o Autor do livro do EclesiĆ”stico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saĆŗde em caso de doenƧa, acrescenta recomendaƧƵes de como proceder em caso de morte. Ɖ preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e nĆ£o descuidar de seu tĆŗmulo. Fazer luto conforme o costume e nĆ£o cair na tristeza de coração, que só consome as forƧas. Pois, seu sofrimento serĆ” inĆŗtil ao morto e prejudicarĆ” sua saĆŗde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerĆ”rio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendaƧƵes de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos. Concluindo Pois Ć©, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez nĆ£o a maior em nĆŗmero de mortes confirmadas atĆ© agora, mas pela sua abrangĆŖncia planetĆ”ria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vĆ­rus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda nĆ£o nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. NinguĆ©m pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estĆ£o preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estĆ£o pesquisando para encontrar remĆ©dio para tratar os doentes e tambĆ©m a vacina para prevenir futuras contaminaƧƵes. Sem esquecer, Ć© claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramĆ”tico em que estamos metidos, as recomendaƧƵes do nosso texto de estudo sĆ£o muito bem-vindas, senĆ£o vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudĆ”vel e buscar os remĆ©dios na natureza; ter fĆ© em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos mĆ©dicos e as ciĆŖncias para enfrentar a pandemia, fazĆŖ-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume. Agudo, RS, 04 de maio de 2020. Frei JoĆ£o Osmar D’Ávila - CEBI/RS Uma tentativa de estudo sobre EclesiĆ”stico 37,27-38,24 Motivação: Nós, da Coordenação do CEBI/RS nos desafiamos a escrever pequenos textos de reflexĆ£o bĆ­blica para serem oferecidos Ć s nossas Escolas BĆ­blicas e Grupos de Base nestes tempos de reclusĆ£o e isolamento provocados pela pandemia do Covid-19, que nos forƧa a viver em quarentena. Escolhi, entĆ£o, o presente texto do livro do EclesiĆ”stico, que jĆ” foi usado pela Campanha da Fraternidade de 2012 ā€œFraternidade e SaĆŗde PĆŗblicaā€, cujo Texto Base e outros subsĆ­dios recomendo para estes tempos de pandemia. Segue abaixo as minhas anotaƧƵes. Aguardo os comentĆ”rios, as crĆ­ticas e as sugestƵes de vocĆŖs. Boa reflexĆ£o. 1- O Livro Alguns dados sobre o livro do EclesiĆ”stico (ou SirĆ”cida): Trata-se de uma verdadeira coletĆ¢nea de ensinamentos e de releitura de textos jĆ” conhecidos no mundo judaico daquele tempo, elaborada por Eleazar de JerusalĆ©m, em hebraico no segundo sĆ©culo antes de Cristo. A obra foi traduzida para a lĆ­ngua grega, latina e sirĆ­aca. A versĆ£o que temos em nossas bĆ­blias vem de uma tradução para o grego elaborada pelo neto do autor, Jesus Ben SirĆ”, no ano 132 AC. Este tradutor escreve um prólogo ao livro onde explica o seu trabalho e as dificuldades da tradução da obra de seu avĆ“. O autor exalta a Sabedoria, que para ele Ć© seguir a Lei de Deus revelada a MoisĆ©s, conforme se encontra na TorĆ”. O livro trata de temas variados relativos Ć  vida e Ć  morte, bem com usa uma teologia bastante ligada aos sacerdotes do Templo de JerusalĆ©m, com caracterĆ­sticas da ā€œTeologia da Retribuiçãoā€. O TĆ­tulo do livro, EclesiĆ”stico, foi dado pelo seu uso oficial pelos sacerdotes e mais tarde pela ā€œEclesiaā€. JĆ” o tĆ­tulo em algumas bĆ­blias Ć© SirĆ”cida por causa da assinatura do autor em 51,30 do livro. A obra nĆ£o possui uma estrutura literĆ”ria predominante. Trata-se de uma miscelĆ¢nea de ditos proverbiais e sapienciais, sentenƧas, hinos e oraƧƵes. O EclesiĆ”stico possui um prólogo, 51 capĆ­tulos, sendo cap. 51 um acrĆ©scimo posterior, verdadeiro apĆŖndice. 2- O Texto 37,27-38,24 -Tirado da Nova BĆ­blia Pastoral da Editora Paulus. (VocĆŖs poderĆ£o ler diretamente da bĆ­blia de cada um). Cap. 37 27 - Filho, prove a si mesmo durante vida. Veja o que Ć© prejudicial, e evite-o, 28 – Nem tudo convĆ©m a todos, nem todos se agradam de tudo. 29 – NĆ£o seja insaciĆ”vel de prazeres, nem se lance sobre os pratos de comida. 30 – Porque o excesso de comida provoca doenƧas, e a gula Ć© acompanhada de cólicas. 31 - Muitos morreram por causa de sua gula, mas quem sabe se controlar vive muito tempo. Cap. 38 1 - Honre os mĆ©dicos por seus serviƧos, pois tambĆ©m o mĆ©dico foi criado pelo Senhor. 2 – Do altĆ­ssimo vem a cura, e o mĆ©dico receberĆ” do rei o pagamento. 3 – A ciĆŖncia do mĆ©dico o faz levantar a cabeƧa, e por isso serĆ” admirado pelos grandes. 4 – Foi da terra que o Senhor criou os remĆ©dios e o homem de bom senso nĆ£o o despreza. 5 – NĆ£o foi por um pedaƧo de madeira que as Ć”guas foram adoƧadas e assim manifestaram seu poder? 6 – Ele deu aos seres humanos a ciĆŖncia, para que pudessem glorifica-lo por causa das maravilhas dele. 7 – Com ela a dor Ć© curada e eliminada, e o farmacĆŖutico prepara as fórmulas. 8 – Assim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terra. 9 – Filho, se vocĆŖ ficar doente, nĆ£o seja descuidado. Suplique ao Senhor, e ele o curarĆ”. 10 – Evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecado. 11 - OfereƧa incenso e um memorial de flor de farinha, e faƧa uma oferta de óleo, conforme suas possibilidades. 12 – E dĆŖ lugar para o mĆ©dico, pois tambĆ©m ele o Senhor o criou. NĆ£o o afaste porque vocĆŖ precisa dele. 13 – HĆ” momentos em que a cura estĆ” nas mĆ£os dele. 14 – Os mĆ©dicos tambĆ©m suplicam ao Senhor, afim de que lhes conceda o dom de aliviar e curar, garantindo a continuidade da vida. 15 – Quem peca contra o seu Criador caia nas mĆ£os de um mĆ©dico. 16 - Filho, derrame lĆ”grimas pelo morto, e entoe lamentaƧƵes como alguĆ©m que sofre profundamente. Depois, enterre o cadĆ”ver segundo o costume e nĆ£o se descuide do tĆŗmulo dele. 17 - Chore amargamente, faƧa a lamentação, e observe o luto proporcional Ć  dignidade do morto, de um ou dois dias, para evitar os comentĆ”rios; e depois console-se de sua tristeza. 18 – Porque da tristeza vem a morte, e a tristeza do coração consome as forƧas. 19- TambĆ©m na desgraƧa a tristeza permanece, e a vida do pobre Ć© triste ao coração. 20 – NĆ£o entregue seu coração Ć  tristeza, mas afasta-a pensando no fim que vocĆŖ terĆ”. 21 - NĆ£o se esqueƧa: da morte nĆ£o hĆ” retorno. VocĆŖ nĆ£o serĆ” Ćŗtil ao morto e acabarĆ” se prejudicando. 22 – Lembre-se: ā€meu destino serĆ” tambĆ©m o seu. Eu ontem, e vocĆŖ hojeā€. 23 – Quando o morto repousar, deixe de recordar-se dele. Console-se com a partida do espĆ­rito dele.


3- Nos aproximando do texto

Ao nos aproximar deste texto Ć© importante ter em conta que se trata de uma obra de alguns sĆ©culos AC e que jĆ” era uma releitura de escritos anteriores. Conforme jĆ” indicamos, com forte influĆŖncia da Teologia da Retribuição, dentro de uma visĆ£o de mundo teocĆŖntrica. Deus Ć© o centro gerador de tudo e dele depende a vida e/ou a morte das suas criaturas. Dentro dessa visĆ£o, as doenƧas sĆ£o frutos do pecado e a cura vem pelo arrependimento e pela conversĆ£o Ć  Lei de MoisĆ©s. NĆ£o sĆ£o estas a visĆ£o e a compreensĆ£o de Jesus de NazarĆ© que estĆ” relatada nos Evangelhos. Portanto, saibamos ā€œtirar os noves foraā€! Podemos subdividir o nosso texto em quatro partes que se relacionam e dialogam entre si, sendo o versĆ­culo 38,8 o centro do texto, vejamos:

3.1- Cuidado da vida 37,27-31

(textos semelhantes do mesmo livro: 6,2-4; 18,30-32 e 31,19-22)

Nestes versículos o Autor destaca a importância da disciplina e do autocontrole para se ter saúde e vida longa. Esta mesma temÔtica jÔ tinha sido abordada por ele nos textos anteriores no mesmo livro conforme indiquei no subtítulo. São orientações prÔticas relativas à vida diÔria, mas com destaque para a alimentação e os bons costumes.

3.2- Os remƩdios e os mƩdicos

38,1-7 Se alguĆ©m ficar doente vĆ” buscar os remĆ©dios na própria natureza, pois ā€œDa terra que o Senhor criou os remĆ©dios, e as pessoas sĆ”bias nĆ£o os desprezamā€. Caso seja necessĆ”rio recorrer aos mĆ©dicos e aos farmacĆŖuticos, nĆ£o tĆŖm problemas em relação Ć  fĆ©, pois, foi Deus quem deu a ciĆŖncia a ambos, e com ela podem aliviar a dor e curar as pessoas. Vejam quanta sabedoria nestas recomendaƧƵes, que continuam muito vĆ”lidas ainda hoje. Cultivar a terra e guardĆ”-la com todo o cuidado, buscando na natureza os alimentos saudĆ”veis e, se for necessĆ”rio, os remĆ©dios.

3.3- Tese central 38,8

-ā€œAssim as obras de Deus nĆ£o tĆŖm fim, e dele vem o bem-estar para toda a terraā€. A expressĆ£o ā€œbem-estarā€ Ć© a tradução da palavra grega eirĆŖnĆŖ, que tambĆ©m pode ser traduzida por ā€œsaĆŗdeā€, ā€œpaz de Deusā€, ā€œsalvaçãoā€. Sabemos que a palavra paz = shĆ¢lĆ“m significa bem-estar pleno com saĆŗde, alegria... estar de bem consigo mesmo, com todas as outras criaturas e com o seu Criador. Portanto, estamos diante da tese central do autor em relação Ć  vida dos seres humanos neste mundo. Aqui vale lembrar o Evangelho segundo JoĆ£o 10,10 onde Jesus afirma que ā€œEu vim para que tenham vida e vida em abundĆ¢nciaā€.

3.4- A doença e a saúde são de origem divina 38,9-15

Como para o Autor, a doenƧa Ć© de origem divina, isto Ć©, castigo por algum pecado cometido, a cura tambĆ©m o Ć©. ā€œSuplique ao Senhor e ele o curarĆ”ā€. Mas Ć© importante notar que jĆ” naquele tempo se sabia que nĆ£o basta ficar orando e pedindo a cura a Deus. Ɖ preciso fazer alguma coisa. Agir: ā€œFilho nĆ£o seja descuidado... evite as faltas, lave as mĆ£os e purifique o coração de todo o pecadoā€. Portanto, Ć© necessĆ”rio ter disciplina, cuidado consigo mesmo, usar os remĆ©dios que a natureza oferece, recorrer aos mĆ©dicos a Ć  ciĆŖncia se for preciso, dentro daquela compreensĆ£o de que tanto um como a outra sĆ£o criaturas de Deus. Vejam que dicas importantes e atuais nestes tempos de pandemia: respeitar as orientaƧƵes de isolamento, lavar as mĆ£os e nĆ£o desprezar as recomendaƧƵes das ciĆŖncias.

3.5- Em caso de morte, muito respeito pelo falecido 38,16-23

Para o Autor do livro do EclesiĆ”stico a morte faz parte da vida, pois no mesmo discurso em que ele trata do cuidado com a vida, do modo de como recuperar a saĆŗde em caso de doenƧa, acrescenta recomendaƧƵes de como proceder em caso de morte. Ɖ preciso ter muito respeito pelo morto, chorar e lamentar sua partida, lhe dar enterro decente e nĆ£o descuidar de seu tĆŗmulo. Fazer luto conforme o costume e nĆ£o cair na tristeza de coração, que só consome as forƧas. Pois, seu sofrimento serĆ” inĆŗtil ao morto e prejudicarĆ” sua saĆŗde e sua própria vida. Diante do colapso hospitalar e funerĆ”rio provocados pela pandemia do Covid-19, que obrigado certas cidades brasileira a sepultamentos em valas comuns, estas recomendaƧƵes de respeito, de velório e de luto pelo falecido ficam bastante comprometidos.


Concluindo

Pois é, estamos dentro de uma das maiores pandemias da história da humanidade. Talvez não a maior em número de mortes confirmadas até agora, mas pela sua abrangência planetÔria e pela rapidez de sua contaminação e circulação do vírus. Estamos literalmente diante da morte, que se ainda não nos atingiu pessoalmente ao algum familiar nosso, entra todos os dias em nossas casas pelos meios de comunicação. Ninguém pode ficar inerte a tal acontecimento. Muitos estão preocupados em descobrir as origens do Covid19, outros arriscam suas próprias vidas para ajudar a salvar a vida de outras pessoas, outros estão pesquisando para encontrar remédio para tratar os doentes e também a vacina para prevenir futuras contaminações. Sem esquecer, é claro, dos cuidados pessoais que cada um deve ter para o seu próprio bem e dos que vivem ao seu redor. Voltando ao nosso texto que reafirmar quero neste momento dramÔtico em que estamos metidos, as recomendações do nosso texto de estudo são muito bem-vindas, senão vejamos: ter uma vida regrada com autocontrole e boa disciplina; ter alimentação saudÔvel e buscar os remédios na natureza; ter fé em Deus e respeitar suas Leis; se for preciso recorrer aos médicos e as ciências para enfrentar a pandemia, fazê-lo com o devido responsabilidade. E, no caso de morte, muito respeito pelo falecido, dando-lhe enterro decente e fazendo luto conforme o costume.


Agudo, RS, 04 de maio de 2020.

Frei JoĆ£o Osmar D’Ávila, ofm.

Membro do CEBI/RS

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