Papa Leão XIV visita a Porciúncula e se encontra com os bispos da CEI
- freifranklinofm
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Esta manhã, 20 de novembro, o Santo Padre Leão XIV viajou a Assis para a Porciúncula e participou da conclusão da 81ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana. O Papa foi recebido e acompanhado pelo Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral, pelo Frei Francesco Piloni, Ministro Provincial da Úmbria e Sardenha, e pelo Frei Massimo Travascio, Custódio da Porciúncula.
Em seu discurso aos bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Leão XIV colocou a sinodalidade no centro de seu estilo eclesial, exortando "o compromisso de todos em moldar a face de uma Igreja colegiada, compartilhando passos e escolhas comuns". O Santo Padre exortou os bispos a não retrocederem na questão das fusões diocesanas, "especialmente quando as exigências da mensagem cristã nos convidam a transcender certas fronteiras territoriais e a tornar nossas identidades religiosas e eclesiais mais abertas, aprendendo a trabalhar juntos". Ele também enfatizou que "a sinodalidade, que implica um exercício efetivo de colegialidade, requer não apenas comunhão entre vocês e comigo, mas também escuta atenta e discernimento sério das solicitações que vêm do povo de Deus".
O Papa exortou os bispos a serem "uma Igreja que vive entre o povo, acolhe as suas perguntas, consola o seu sofrimento, partilha as suas esperanças", continuando a "estar perto das famílias, dos jovens, dos idosos, daqueles que vivem na solidão" e a "dedicar-se ao cuidado dos pobres". Recomendou ainda "a atenção aos mais pequenos e vulneráveis, para que se desenvolva também uma cultura de prevenção de todas as formas de abuso", recordando que "o acolhimento e a escuta das vítimas são a verdadeira marca de uma Igreja que, na conversão comunitária, reconhece as feridas e trabalha para as curar".
O Santo Padre recordou o exemplo do Pobrezinho no próprio lugar onde viveu: "Neste lugar, São Francisco e os primeiros frades viveram plenamente o que, na linguagem atual, chamamos de 'estilo sinodal'. Juntos, de fato, compartilharam as diversas etapas de sua caminhada; juntos foram ao Papa Inocêncio III; juntos, ano após ano, refinaram e enriqueceram o texto inicial." Leão XIV enfatizou que "essa escolha convicta da fraternidade, que é o coração do carisma franciscano junto com a minoria, foi inspirada por uma fé intrépida e perseverante", concluindo: "Que o exemplo de São Francisco nos dê também a força para fazermos escolhas inspiradas por uma fé autêntica e para sermos, como Igreja, sinal e testemunha do Reino de Deus no mundo."
Por fim, visitou os frades da Fraternidade da Porciúncula. "Paz e bondade. É um prazer poder saudá-los esta manhã", começou o Papa, compartilhando sua alegria por esta primeira visita "vestido de branco" aos lugares santos franciscanos. "Espero que no próximo ano, no oitavo centenário da morte de São Francisco, haja outra oportunidade", acrescentou, agradecendo aos frades pelo seu testemunho neste lugar, "já tão conhecido no mundo inteiro, certamente importante na caminhada de fé de tantas pessoas, tantas famílias". O Papa concluiu pedindo as orações dos frades: "Rezo por vocês... e peço as suas orações".
Fonte: https://ofm.org












Comentários