• Franciscanos do RS

O DIA A DIA DO CAPÍTULO

O Capítulo Provincial é o encontro máximo da nossa Província São Francisco de Assis. Capítulo vem de Caput, cabeça. Expressão que acompanha nossa Ordem desde sua origem. Modernamente é usado o termo Assembleia. Nosso evento religioso, e civil ao mesmo tempo, mantém o termo Capítulo. Ele é a cabeça e o coração da Província, formada por todos os Frades, que por uma semana se reúnem no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, Imigrante, RS. Neste ano o mesmo acontecerá entre os dias 13 e 18 de outubro. E o seu dia a dia?


O Capítulo Provincial sempre é aberto solenemente com uma celebração Litúrgica, presidida pelo Presidente do Capítulo, invocando as luzes do Divino Espírito Santo. Neste ano Frei Sérgio Moura Rodrigues é o Presidente, também chamado Visitador Geral, por ser enviado pelo Ministro Geral. Nesta celebração, além de ser feita a chamada nominal de todos os Freis, e lida a justificativa dos ausentes, também é lida e acolhida a mensagem do Ministro Geral para a Província reunida e a nomeação do Visitador Geral. Logo em seguida à celebração de abertura são apresentadas as Equipes de trabalho, e é votada a Ordem do Capítulo – documento que orienta como ele vai se realizar, com os deveres e direitos dos participantes durante o mesmo - e a agenda.

Durante o Capítulo realizam-se várias ações. A central, todos os dias, é a oração comum dos Irmãos, como desejava São Francisco, para sabermos que pertencemos a Deus e a Ele queremos servir. Todas as manhãs elevam-se os louvores a Deus, na oração das Laudes; ao meio-dia, em comunhão com a criação, reza-se o ‘Angelus’ e no final do dia, as Vésperas e a Celebração da Eucaristia. Além das orações em Fraternidade, o Capítulo também é o momento da convivência dos Irmãos, que vêm das diferentes realidades de missão. É sempre um momento de alegria e júbilo. Celebram-se, com uma missa especial, seguida de um jantar diferenciado, os Jubileus dos Irmãos.

E, passo por passo, todos os dias os Freis também se dedicam a avaliar e projetar sua missão na Igreja e no mundo. Isto se dá por meio dos relatórios do Ministro Provincial e do Visitador Geral, além dos vários documentos estudados e elaborados durante o ano de preparação. São momentos de muito diálogo, reflexão e ponderação, que culminam com as votações das prioridades para os próximos anos. E para dinamizar a vida provincial, tendo como referência os encaminhamentos do Capítulo, também é eleito o Governo Provincial, composto sempre pelo Ministro e Vigário Provinciais e quatro irmãos Definidores. Estes são acolhidos e confirmados pelo Visitador Geral, numa celebração litúrgica própria.

Em síntese, o dia a dia do Capítulo, se resume no que desejava São Francisco de Assis: que os Irmãos, reunidos em nome do Senhor, sob Luz do Espirito Santo e seu santo modo de operar, convivam, rezem, estudem e reavaliem juntos a vida e missão, para depois partirem novamente como discípulos, em missão.


João Carlos Karling, ofm

0 visualização

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png