• Franciscanos do RS

MISSÕES POPULARES FRANCISCANAS

UNIDOS EM CRISTO


“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” (Mc 16,15). A partir da experiência do envio, São Francisco também enviou os irmãos em missão. Nasce, assim, ao redor de São Francisco uma fraternidade missionária. A exemplo de São Francisco, que o Senhor conduziu para o meio dos leprosos, todos e cada um dos irmãos façam opção pelos marginalizados, pelos pobres e oprimidos, pelos atribulados e doentes e, sintam-se felizes por viver entre eles. (CCGG, art. 97).

Somos Igreja em “estado permanente de missão”. A equipe de Missões Populares Franciscanas da Província São Francisco de Assis do Estado do RS há mais de 50 anos está missionando, isto é, evangelizando e animando as comunidades em todo Brasil. Desde 1962, até os dias de hoje, já fizeram parte ou auxiliaram na Equipe Franciscana de Missões Populares, mais de 50 Freis. Também temos o auxílio de leigos e uma irmã. Desde 1991, a Equipe conta com o auxílio de Leigos. Já em 1998, se qualificou ainda mais, com o auxílio das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida.



Objetivo das Missões:


Evangelizar e animar as comunidades cristãs, com renovado ardor missionário, anunciando e testemunhando Jesus Cristo e o Reino de Deus, em comunhão fraterna, a serviço da vida e da esperança, buscando a transformação e a libertação da pessoa humana, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, nas diferentes culturas, fiéis à Igreja, no Espírito de São Francisco e Santa Clara de Assis.


O que São as Missões Populares Franciscanas?

Missões é um tempo especial na vida de fé de uma comunidade eclesial. Oportunidade singular de viver a vida e fazer sua conversão, ou seja, voltar novamente de todo coração para Jesus Cristo e seu Evangelho. Tempo, no qual se estimula o protagonismo dos leigos na Igreja, despertando vocações missionárias leigas, religiosas e sacerdotais. Momento especial para deixar a graça de Deus agir na vida. “Este é o ano da graça do Senhor”. Onde Deus há de Revelar sua salvação já realizada em Cristo. “Todos hão de ver a Salvação de nosso Deus”.

A Missão se caracteriza por: uma forte e intensa vivência comunitária saindo da rotina, com reflexões e celebrações dinâmicas, com símbolos e encenações; é um mergulho na realidade de nosso tempo e no mundo criado por Deus, com inserção mais consciente, não meramente deixar-se levar; é a ocasião de expressão concreta da solidariedade, como Igreja Samaritana a exemplo de Jesus; é uma rica oportunidade de viver e atualizar princípios e conteúdos básicos da vida cristã e familiar como formação no seio comunitário.

Ao celebrarmos as Missões recordamos nossa caminhada como Igreja de modo especial nas dimensões de: evangelização, celebração, vida sacramental e ação sócio-transformadora. Aprofundar mais a iniciação a vida cristã, da caridade fraterna e da fraternidade universal fundada em Deus Pai que faz, cria todos os seres, nascerem de seu coração, somos filhos do mesmo amor.

A Missão nasce do Batismo! “No Batismo somos mergulhados e encharcados da Santíssima Trindade!”. Formamos a Igreja, mãe que acolhe seus filhos e de Deus, a caminho neste mundo. Somos reunidos em comunidade vivendo na esperança, com a força de sua graça já aqui e agora. Assim nos sentimos motivados a Missão! Já estamos em estado permanente de Missão sob a guia do Espírito Santo.


Contatos:

Missões Populares Franciscanas – RS


Seminário Nossa Senhora Medianeira

Bairro Canto Católico – Cx. P. 22

CEP.:96540-000 – Agudo/RS


Facebook: Missões Populares Franciscanas - RS


Telefone e watts.: (55) 99696-0820

E-mail: mfranciscanasrs@gmail.com ou freileonel@gmail.com

#missõespopularesfranciscanasRS


Por Frei Leonel Moisés da Silva, ofm - coordenador

0 visualização

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png