top of page

Roma, 16 de outubro de 2022.



Caro Frei Marino e estimados irmãos da Província São Francisco de Assim,

O Senhor lhes dê a Paz!


Com muita alegria acompanho a preparação e celebração do Capítulo Provincial da Província São Francisco de Assis, de 17 a 22 deste mês de outubro.

Quero manifestar minha comunhão fraterna e proximidade com cada um de vocês através da simplicidade de minhas orações em favor deste momento tão central para uma entidade franciscana em sua busca por melhor responder em sua vocação e ao que o Senhor mesmo indica.

Para nossa vida consagrada, o Capítulo é precisamente momento privilegiado para voltar os olhos a Deus e pedir as luzes do Espírito. Como franciscanos temos a certeza de que Ele é nosso verdadeiro Ministro e quem guia os nossos passos. A partir dEle, das Chamadas da Igreja e da realidade do mundo, é um tempo de renovação e de relançamento da vida e da missão.

O tema e lema escolhidos para o Capítulo já indicam este desejo: "Fraternidade, Minoridade e Redimensionamento" e “Vai e reconstrói a minha casa”.

Enquanto fui Ministro da Província Franciscana da Imaculada Conceição, tive a oportunidade de participar dos inícios de um caminho de partilha entre nossas entidades da etapa formativa do Noviciado, que agora já é uma realidade. Nossas entidades também têm muito mais em comum, desde as presenças no oeste do estado do Rio Grande do Sul, como também as missões no Mato Grosso e em Angola. Por toda esta história vivida juntos, me sinto próximo na fraternidade com vocês. Mais ainda neste serviço de Definidor Geral.

Devemos somar ainda mais forças no compromisso e no esforço por aproximar nossa resposta de vida e de testemunho ao nosso carisma, ou a nossa identidade de menores-contemplativos-em-missão.

Que os trabalhos do Capítulo, e os que continuam depois dele, sejam ocasião para revigorar o entusiasmo e a alegria de cada um dos irmãos no seguimento profético de Cristo ao modo de Francisco.

Com estima fraterna peço sobre todos vocês as bençãos de Deus.


Frei César Külkamp, OFM

Definidor Geral


127 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page