• Franciscanos do RS

GURIZADA FRANCISCANA

JUVENTUDE EM MISSÃO



Em maio de 2013 os franciscanos do RS começaram a realizar encontros específicos de formação franciscana para as juventudes presentes em suas áreas de atuação. Aproveitando a Jornada Mundial da Juventude 2013, que aconteceu em julho daquele ano no Brasil, batizaram estes encontros de Jornada de Formação Franciscana das Juventudes. Assim nasceu as JFF’s.

Em 2015, depois da 6ª edição das JFF’s, a coordenação que organizava os encontros passou a ser chamada de Gurizada Franciscana ampliando as atividades realizadas na evangelização das juventudes. A Gurizada Franciscana acabou se tornando um espaço de encontro dos diferentes carismas juvenis existentes nas frentes onde os franciscanos atuam. Ela passou a reunir a JUFRA, PJ, CLJ, EMAÚS,Onda, Grupos de Base, Lideranças Juvenis católicas e de outros movimentos sociais para atividades, encontros, formações e missões sempre tendo como ponto em comum o carisma de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Foi neste contexto que nasceram em nossa província as Missões Franciscanas da Juventude (MFJ), que iniciaram no RS, a partir de uma experiência realizada junto aos franciscanos da Província Franciscana da Imaculada Conceição (SP) em janeiro de 2016. Um frade e mais 03 jovens da Gurizada Franciscana foram até Chopinzinho conhecer como era realizada pelos franciscanos da Imaculada esta rica experiência juvenil e em abril de 2017 já iniciaram a 1ª MFJ no RS na Rede de Comunidades São José de Gravataí.

Em 2018 as MFJ aconteceram na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Horizontina e em 2019 foi a vez da Rede de Comunidades São Lucas de Rio Grande acolher os missionários. Nestas 03 edições as MFJ contaram com a participação de um pouco mais de 500 missionários (Internos e externos).

Durante as MFJ os missionários são convidados a realizar a experiência de uma “Igreja em Saída”, como tem pedido o papa Francisco desde o início do seu pontificado, visitando as famílias do local e as periferias existenciais como hospitais, fazendas de recuperação, asilos, cooperativas de reciclagem, lar de menores e etc.

Além de proporcionar a cultura do encontro entre os jovens e a sensibilização para as realidade sociais a sua volta, as MFJ também convidam as juventudes a exercitarem-se na sua vocação missionária despertando para esta importante dimensão cristã no retorno as suas comunidades de origem.

Ao longo destas 03 edições das MFJ surgiram significativos frutos destas experiências: em Horizontina os jovens iniciaram mensalmente missões internas na sua paróquia; Fernanda Lowe, também de Horizontina, despertou para a missão ad gentes e em agosto passado embarcou como missionária para Marabá (PA); em Lajeado na Comunidade São Francisco da paróquia São Cristovão iniciou um grupo de jovens missionário franciscano e em novembro iniciarão as missões internas da paróquia; em Rio Grande iniciaram um grupo de jovens na Rede de Comunidades São Lucas e em Agudo mensalmente os jovens iniciaram um trabalho num abrigo de crianças.

O papa Francisco reacendeu no coração das juventudes o espírito missionário. São muitas as experiências que temos visto surgir nas dioceses e congregações. Esta é uma dimensão da Igreja que atraí a juventude e a coloca em movimento trabalhando questões como espiritualidade, seguimento a Jesus Cristo, caridade e solidariedade.

Em 2020 as Missões Franciscanas da Juventude acontecerão na Paróquia São José de Taquari nos dias 26 e 27 de setembro. Motive os jovens de sua comunidade a participar desta forte experiência juvenil franciscana e tenha também abertura em suas comunidades para a criatividade juvenil no campo da evangelização. Paz e Bem!


Frei Franklin Francisco Silva de Freitas, ofm

0 visualização

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png