• Franciscanos do RS

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

A DATA É CELEBRADA NO DIA 28 DE NOVEMBRO DESTE ANO

Frequentemente, em nossas orações, suplicamos e/ou pedimos a Deus por nós ou por alguém. Pedimos pela saúde, por uma boa viagem, contra intempéries, necessidades financeiras, plantações e outros. Recorremos mediante os santos/santas com romarias e procissões. Isto tudo revela que somos dependentes de Deus. Mas depois da graça ou do benefício recebido, nos recordamos em agradecer? A Ação de Graças é o reconhecimento, da ação de Deus em nosso dia-a-dia e por nós.

O dia de Ação de Graças, em inglês Thanksgiving, acontece nos Estados Unidos, sempre na quarta quinta-feira de novembro. O principal objetivo, é expressar graças a Deus pelas bênçãos recebidas ao longo do ano. Marcado com encontros de familiares e amigos. Conforme alguns relatos o primeiro dia de Ação de Graças foi celebrado em 1598 no Texas. Porém, somente em 1621, um grupo de colonos de Massachusetts realizaram uma festa com os índios. Foi uma festa para agradecer as colheitas depois de um rigoroso inverno. A chamada “sexta-feira negra” (black Friday) acontece depois do dia de ação de Graças. É um dia em que a maioria das lojas oportunizam grandes descontos, favorecendo que muitos já façam as suas compras de Natal. No Brasil o presidente Castelo Branco, em 1965, oficializou está data em consonância com outros países.

Este dia não está relacionado a nenhuma religião de maneira exclusiva. Contudo, é uma oportunidade de agradecer na companhia dos familiares e dos amigos por tudo que Deus concedeu a nós. No Salmo 117,1 diz: “Daí graças porque Ele é bom, pois eterno é Seu Amor”, ou “servi ao Senhor com alegria, ide a Ele cantando jubilosos. Entrai por suas portas com ações de graças, louvai-o, bendizei seu nome” (Sl 100).

Jesus nos convida continuamente a agradecer o Pai, porque Ele é bondoso inclusive com os ingratos (Lc 6,35). Gostaria de citar o mesmo São Lucas 17,11-19, dos dez leprosos curados, apenas um voltou e agradeceu. Quero lembrar a grande Ação de Graças que Cristo nos deixou na quinta-feira Santa, a Eucaristia. Ela é uma grande Ação de Graças ao Pai (cf. Catecismo da Igreja Católica §1360) e está ao nosso alcance constantemente. Sendo que toda a vida de Jesus é uma doação por e com nós. São Francisco de Assis, fez da sua vida um hino de ação de graças, culminando no Cântico do Irmão Sol.

O mercado, vai lembrar através das variadas mídias da “black Friday”, com promoções ilusórias. Mas estejamos atentos ao que o Papa Francisco afirma: “Hoje devemos dizer não a uma economia da exclusão e da desigualdade social. Essa economia mata” (Evangelli Gaudium, n°53). Optamos pela vida e a solidariedade. Em nossos momentos de oração vamos agradecer mais do que pedir: “louvado seja meu Senhor”.


Frei Jorge Luís Huppes, ofm

0 visualização

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png