top of page

COMISSÃO DA ORDEM DO CAPÍTULO


O Capítulo Provincial Eletivo dos Freis Franciscanos no Rio Grande do Sul se aproxima. O Capítulo é sempre um momento importante, onde a fraternidade provincial se reúne para juntos, após prévio estudo de temas, proposta apresentadas durante a preparação do capítulo. Fazer suas escolhas, inclusive a escolha da nova equipe que nos próximos anos vai assumir a missão de coordenar a província.

O documento Ordem do Capítulo se torna fundamental para o bom desenvolvimento do capítulo. Pois é neste documento que está escrito quem pode participar do capítulo. Dentro os que podem quais os que tem direito a votar, a serem votados. Quem pode apresentar uma proposta nova de projeto durante o capítulo. Quem é o responsável em acolher este projeto e qual o procedimento a ser tomado.


É na Ordem do Capítulo que esta acordado qual a função de cada um no capítulo, exemplo: o Presidente do Capítulo, os moderadores, o secretário do capítulo, os vogais, os relatores. Assim como cada equipe formada para o bom andamento do capítulo.

Imaginemos uma assembleia onde cada um fala quantas vezes quiser, o tempo que quiser, a hora que desejar. Se torna uma assembleia interminável, monopolizada e infrutífera. Este documento tem também o objetivo de disciplinar o número de intervenção de cada participante, as inscrições para que a todos de se manifestem igualmente. Tornando assim a assembleia mais leve, democrática e participativa.

Este documento também é importante nos momentos de dúvidas, ou controvérsias que possam surgir durante o capítulo. Pois é na Ordem do Capítulo que o Presidente do Capítulo vai buscar as respostas para resolver as controvérsias.

Podemos concluir dizendo: que o conhecimento e a observância da Ordem do Capítulo ajude a que um encontro eletivo, como o Capítulo dos freis, possa ser bem conduzido, flua com tranquilidade e proporcione que todos possam participar de forma igual.


Frei Orestes Serra, ofm

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page