• Franciscanos do RS

UM FREI QUE CELEBRA A MISSA CRIOULA

Pe. Frei Rodrigo André Cichowicz, nascido em Alegria, RS, no noroeste gaúcho, atualmente mestre dos estudantes de Filosofia e Teologia em Porto Alegre - RS, nesta época próxima a data Farroupilha é solicitado para rezar a chamada Missa Crioula. Frei Paulo Eduardo, pela equipe de comunicação dos Freis Franciscanos partilha a entrevista feita com Frei Rodrigo. Segue o texto.


1. Como surgiu o interesse em celebrar a missa crioula?

Tchê, quando me perguntam: por que rezo Missa Crioula? Respondo rapidamente e bem faceiro: na lida campeira sempre vivi, fui conhecendo nossa história desde guri. Mas não só isso, também fui iniciado e conduzido pela família nos trilhos da fé. Mais tarde, já nos tempos de rapaz, fui conhecer que existia um jeito de rezar a Santa Missa e honrar a Tradição: Tradição da Fé e Tradição Gaúcha, duas histórias de muito respeito, que muito andaram de mãos dadas. Bem verdade que, como todos, nosso povo imperfeito, deu algumas vaciladas, mas com honra no peito e fé no coração, de novo foi tomando jeito. Já durante a formação sagrada, ajudava na liturgia e animação de Missas Crioulas e depois de Ordenado comecei também presidir.

2. E o que é a Missa Crioula?

Cabe dizer, missas oficiais do Rito Romano, na linguagem e simbologia da nossa vida Campeira, aprovada pelos Bispos. Um modo de inculturação, fé e vida em união. Próximo da Semana Farroupilha Missa Crioula é mais rezada, mas em qualquer época do ano pode ser celebrada. As missas eu rezo dentro dos princípios que honram e respeitam a Fé Católica e a Tradição do povo gaúcho, povo simples, hospitaleiro, de muita fé e sem luxo. Por isso zelo pela liturgia bem preparada, pelo espaço sagrado, pela música bem cantada. Este não é um ato folclórico, mas um jeito de evangelizar, animando o rebanho e buscando a ovelha perdida para juntos caminhar.

3. Uma mensagem sobre o que significa ser GAÚCHO

Quão rica nossa história, não nasceu agora, tem muitas lutas, lidas e campeiradas por este rio grande afora. Povo gaúcho é povo de fé e de fervor, que vive no respeito pelos irmãos e irmãs, confiando sempre no Senhor, que não abandona seu rebanho, mas cuida com amor. Pedimos pela intercessão da Santíssima Prenda do céu, mãe fiel do Divino Tropeiro, para que Ele cuide deste nosso Estado e também do mundo inteiro. Aquele quebra-costela de paz e bem a todos (as)!



Além do Frei Rodrigo há outros Freis que também compartilham do mesmo ofício. Afinal, todos somos gaúchos! Paz e bem!

163 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png