top of page

No dia 21 de junho foi realizado o 1º Encontro da rede de comunicadores franciscanos OFM. O encontro foi virtual e reuniu mais de 40 participantes, religiosos e leigos, oriundos de 27 entidades OFM de todo o mundo.


O evento, organizado e promovido pela Assessoria de Comunicação da Cúria Geral, foi o primeiro passo para a formação de uma rede envolvendo os operadores de comunicação de todas as entidades da OFM. Os propósitos são múltiplos: em primeiro lugar, conhecer-se e relacionar-se, para depois desenvolver estratégias que tornem a Ordem mais presente no campo da comunicação, para ser mais eficaz na missão evangelizadora e levar mais facilmente a mensagem franciscana em todo o mundo.


O encontro começou com a saudação do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli: “Agradeço ao atual Diretor do Departamento de Comunicações, Frei Evodio João OFM, seu sucessor desde 1º de setembro, Frei Byron Chamann OFM e seus colaboradores, porque nos últimos dois anos aprendemos juntos, também como Definitório geral, uma nova filosofia e diferente da comunicação. Primeiro, entendemos que a comunicação não é de cima para baixo; “Comunicação em rede” significa que todos devemos estar mais atentos ao que se passa na periferia, para que o chamado “centro” possa recolher e adiar, dar a conhecer o que se passa. Queremos melhorar a forma como transmitimos São Francisco, a nossa família e a nossa Ordem: não uma imagem falsa, mas uma realidade concreta, quem somos, quem queremos ser e como queremos ser nestes anos 20 do século XXI. Este encontro pretende ser o primeiro passo neste longo processo, que trará muitos frutos, tenho certeza. Precisamos dessa rede de comunicadores para compartilhar informações, dar notícias, aumentar a reflexão e a forma de comunicar. Gostaríamos de receber de vocês, das Províncias e das diversas realidades da Ordem, informações, sugestões, provocações: ouvir desde o local e pensar global e internacionalmente. São Francisco foi um grande comunicador do seu tempo, porque soube transmitir e fazer compreender a todos, partindo do mais simples, uma nova forma de ler e compreender o Evangelho. Ele apresentou uma maneira completamente nova de viver a vida religiosa, por isso atraiu muitos e foi imediatamente compreendido pelo mundo. Francisco comunicou bem porque teve uma vida para comunicar, para fazer ouvir, para transmitir: também nós não queremos comunicar apenas ideias ou imagens, mas uma vida real, e espero que o desafio de comunicar melhor nos leve a viver verdadeiramente o Evangelho como irmãos, neste tempo entre os pobres, com o coração voltado para o Senhor".


Depois de Frei Massimo, também Fr. John Wong OFM, Definidor geral e Delegado para as Comunicações, interveio para saudar e ouvir os participantes: “Depois do Capítulo Geral fomos chamados a reestruturar a Cúria e, portanto, também o Departamento de Comunicações, que deve não só se comunicar dentro da Cúria Geral, mas também se comunicar com o exterior. Portanto, é importante criar uma rede de comunicadores e um vínculo entre os escritórios de comunicação de toda a Ordem: estou ao seu serviço e espero conhecê-los e colaborar com vocês”.


Em seguida, moderados por Frei Byron OFM, todas as entidades se apresentaram: das Américas à Oceania, da Europa à Ásia, passando pela África, cada um contou sua experiência no campo da comunicação: são muitos os desafios que se enfrentam todos os dias, às vezes os meios não são muitos, mas a "reestruturação" do campo comunicativo é de fato um processo que já começou.

O próximo passo será recolher as expectativas e propostas desta rede "recém-nascida" de comunicadores franciscanos: nos próximos dias será enviado um questionário aos participantes, cujas respostas serão elaboradas e apresentadas no próximo encontro da Rede, no mês de setembro.


A Assessoria de Comunicação da Cúria Geral agradece a todos os participantes e convida aqueles que não estiveram presentes a nos escrever para serem incluídos na lista de e-mails através do email comgen@ofm.org


Fonte: ofm.org




84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page