top of page

A Ordem dos Frades Menores está realizando um processo de avaliação da sua caminhada e missão evangelizadora no mundo. Em todas as presenças franciscanas estão ocorrendo assembleias que franciscanamente chamamos de Capítulos.


Aqui no RS, na Província São Francisco de Assis, durante o primeiro semestre de 2024 os freis estão preparando esta assembleia intitulada “Capítulo das Esteiras”. O capítulo quer ser um momento de avaliação da vida dos frades e da sua presença junto ás comunidades no RS. Ele foi convocado pelo Ministro Geral Frei Mássimo Fusarelli OFM e deve ocorrer em todas as entidades franciscanas do mundo que compõe a OFM.


Para essa avaliação, os freis convidam, de modo especial, as pessoas que os conhecem e a seus trabalhos, a participarem desta avaliação que, contará com uma etapa inicial em cada presença (CAPÍTULO LOCAL), seguida de uma etapa onde se encontrarão as presenças franciscanas por região ou proximidade (CAPÍTULO REGIONAL) e uma etapa conclusiva deste primeiro processo que ocorrerá no Convento Franciscano São Boaventura em Imigrante (RS): (CAPÍTULO PROVINCIAL) que se dará nos dias 02, 03 e 04 de Agosto de 2024. Em todos estes encontros deverão estar juntos frades e leigos representantes das comunidades e presenças franciscanas. A cada etapa vão sendo escolhidos representantes que levarão adiante as reflexões e discussões.


No Capítulo local toda a comunidade participa escolhendo alguns delegados para o Capítulo Regional. Em cada Capítulo Regional (serão 04 encontros regionais) irão ser escolhidos 07 representantes totalizando 28 delegados que irão se reunir com os freis no Capítulo Provincial das Esteiras em Imigrante (RS).


Após este processo no RS ainda haverá outras etapas até a conclusão da caminhada no Capítulo mundial (reunindo toda Ordem) numa assembleia em 2025.


Para participar do processo capitular os freis estão convidando todos os leigos e leigas das comunidades e entidades (ongs, sindicatos, escolas, hospitais...) a responderem um questionário de 04 perguntas. Este questionário pode ser retirado nas secretarias paroquiais ou diretamente com os freis. É muito importante a participação e colaboração dos leigos neste processo de avaliação e reorganização do carisma franciscano.


No RS o tema escolhido para o Capítulo das Esteiras foi “Carisma, Fraternidade-miniridade e missão” e o lema “Em sinodalidade, renovar nossa visão e abraçar o futuro.


DATAS


  • Cada presença organizará as datas do processo local para que os leigos e leigas possam responder o questionário.

  • Capítulos Regionais: 18/05 - Paróquia São Francisco em Porto Alegre (Regional de Porto Alegre) 01/06 - Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Candiota (Regional Sul) 29/06 - Seminário São Pascoal em Três Passos (Regional Noroeste) 06/07 - Paróquia Nsra de Lourdes - Bela Vista do Fão (Regional Vale do Taquari)

  • Capítulo Provincial das Esteiras

  • 02 á 04 de Agosto no Convento Franciscano São Boaventura em Imigrante.





217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page