top of page

No dia 08 de abril, a equipe de arquitetos da Empresa Escaiola Arquitetura Rara juntamente com Frei Marino Rhoden (Ministro Provincial) e Frei Blásio Kummer (Administrador do Convento) se reuniram com representantes da Prefeitura de Imigrante (RS) para tratar do projeto do Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura.

Neste encontro estiveram presentes o Prefeito de Imigrante Germano Stevens, o Secretário da Administração Charles Porsche e o Secretário da Educação e Cultura Carlos Lutterbeck. Na ocasião foi apresentado o projeto a atual gestão, como também a demonstração dos recursos já captados com empresas parceiras e a viabilidade de dar início à obra no decorrer do ano. O Prefeito confirmou que o município continuará sendo apoiador e estará encaminhando os trâmites legais para concretizar este apoio.

O Convento Franciscano São Boaventura, localizado em Daltro Filho – Imigrante – RS, já tem uma longa história cultural e religiosa desde a sua edificação na década de 1940. Durante várias décadas, a vocação da casa estava focada na educação cultural religiosa para jovens vocacionados a Vida Consagrada Franciscana. Simultaneamente, a casa também abria espaço para o Ensino Fundamental do Município, oportunizando o desenvolvimento das atividades educacionais aos alunos da Comunidade Local.


Projeto de Revitalização

Convento Franciscano São Boaventura


Nos últimos anos, as atividades formativas educacionais foram redimensionadas pelos frades franciscanos e o Convento recebeu uma nova vocação. O espaço foi reorganizado e readequado para contemplar as seguintes demandas:

1. Espaço de Eventos (encontros, retiros, cursos...) Esta demanda foi destinada a diferentes grupos de diversos segmentos da sociedade. Atualmente, este empreendimento, já está bem consolidado. Muitos grupos procuram usufruir o espaço para desenvolverem suas atividades afins.

2. Espaço Cultural: os frades franciscanos em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, adequaram um espaço cultural no Convento. Para tal, foi oportunizado o desenvolvimento de oficinas culturais, especialmente artes cênicas, culminando na apresentação anual do evento cultural religioso Paixão de Cristo na área frontal do Convento que já está em sua 15ª edição.

3. Espaço de cultivo da Espiritualidade Franciscana: O Convento é um espaço que proporciona um cultivo duma Espiritualidade Franciscana através da sua singular beleza arquitetônica, integrado numa natureza exuberante, conservando um ambiente de silêncio, propício para a contemplação, meditação e oração. Com este diferencial tem intensificado, nos últimos anos, atração de inúmeros visitantes ao local.

Devido estas grandes demandas, os frades sentiram a necessidade de elaborar um projeto de revitalização do Convento, com o propósito de qualificar o serviço oferecido à Comunidade. Para tal empreendimento, foram em busca de parcerias.

Em diálogo com o Poder Público Local juntamente com uma equipe de engenheiros arquitetos da Empresa Escaiola Arquitetura Rara construiu-se o Projeto de Revitalização apresentando o espaço como Centro Cultural Convento Franciscano São Boaventura, através do projeto de construção dum auditório denominado Teatro Boaventura (obra projetada como anexo ao Convento). Este foi apresentado e aprovado pela LIC/RS (Lei de Incentivo a Cultura do Estado). No conjunto da obra, estão também projetadas outras melhorias no Convento para qualificar o atendimento das demandas acima mencionadas.


Frei Blásio Kummer OFM







405 visualizações
bottom of page