top of page

Irmãos, o Senhor vos dê a PAZ!


“E tu, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel”! (Mq 5, 1)


A cidade que iria acolher o salvador, caracterizava por sua pequenez, tão pequena que não era lembrada entre as demais cidades. Mas não é dito que a Deus lhe agrada a pequenez, amiga da humildade? E é exatamente ali que seu Filho chega ao mundo.

O mundo se caracterizava pelo medo. O medo daquele tempo eram outros, mas era sempre medo, afastando os pequeninos, as viúvas, as mulheres, os pecadores, o estrangeiro e tantos outros do círculo social e religioso. Igualmente hoje vivemos tantos medos. O grande medo do Covid-19. Mas o maior medo é da indiferença que assola a vida de tantos pequeninos.


A Boa Notícia é profetizada por Isaias “O povo que andava nas trevas, viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam num país tenebroso” (Is 9). É próprio de Deus iluminar, ser luz. Em meio ao medo e às trevas, Deus vem como luz, há que iluminar o povo todo, a menos que escolham as trevas à sua luz (Jo 1, 11).

E essa Luz é Jesus, é o Filho de Deus, mas é também o filho de Maria e José. Veio como luz, a fim de que todos os que O acolhem possam ser luz do mundo “vós sois a luz do mundo”, afirmou Ele. E os que o acolheram iluminam o mundo ainda hoje: Maria, José, Francisco e tantos outros. O mundo é iluminado com esta viva esperança que veio morar entre nós, o Emanuel, Deus conosco.


Belém, marcada pela dor de Raquel (Gen 35, 16), a cidade de Davi (1Sm 16) vai ser também a cidade do nascimento do Salvador “Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito” (Lc 2, 7).

E a vida se faz Oração do lugar onde a esperança nasceu. É do Convento de Belém que nos vem hoje essa luz, com Um Menino que ali nos foi dado, renascendo nos corações a esperança, libertando da dor e dos medos: “Não tenham medo! Eis que anuncio para vocês uma grande notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje na cidade de Davi nasceu para vós um salvador, que é Cristo o Senhor” (Lc 2, 10b-12ª). Esta notícia do Anjo aos pastores, chega também a nós, pela oração e súplica que desde o ano 1347 os Filhos de Francisco ali elevam ao Deus Menino e a sua beatíssima mãe.


Em Belém, residem 10 frades que se revezam nos serviços de atendimento na Igreja Santa Catarina, que é também Paróquia para os cristãos de Belém, atendem escolas para crianças palestinas, serviço de oração na gruta de Belém, na Manjedoura onde Nossa Senhora colocou o Menino Jesus.


Desempenham igualmente um trabalho de diálogo antirreligioso com os irmãos Ortodoxos e tem boa diplomacia com a comunidade muçulmana.

Belém sempre é Natal.Seja a oração dos Frades que ali rezam, pelo fim da pandemia, a renovar a esperança na vida de cada um de nós. Tenhamos a certeza de que em nosso coração igualmente sempre é Natal, onde renasce a Esperança e vive a libertação trazida por Jesus, o Deus Menino.


Menino Jesus de Belém, viestes a nós em nossa humanidade tão frágil. Sabemos que em ti, Menino de Maria, não há razão para nos desesperarmos. Ajudai-nos a vencer este tempo de provação e de pandemia.


O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. VOLTE PARA TI A SUA FACE E TENHA MISERICÓRDIA DE TI. O SENHOR TE DÊ A PAZ.

128 visualizações
bottom of page