• Franciscanos do RS

A coleta da Terra Santa

A história, as raízes e a memória da Custódia da Terra Santa podem ser encontradas a partir de mais de 800 anos, quando São Francisco de Assis enviou os seus frades para constituir a "província de Além Mar".


Assim nascia a Custódia da Terra Santa, com a missão de custodiar os lugares santos. Atualmente vivem ali na Custódia, 278 missionários franciscanos, entre freis nativos e outros enviados das mais diferentes partes do mundo, inclusive do Brasil. Os freis são encarregados de manter 80 santuários, que recordam momentos importantes de nossa fé, da Sagrada Escritura e da vida de Cristo, Nossa Senhora e dos Apóstolos. Entre estes, destacamos alguns, tais como: a Basílica da Anunciação, Cafarnaum, a Basílica da Natividade, o Santuário de Getsêmani, o Cenáculo, Betânia e especialmente o Santo Sepulcro, o coração da missão Franciscana. A Terra Santa é conhecida como o “quinto evangelho”, onde se lê os acontecimentos em loco, testemunhando os eventos salvíficos. É uma oportunidade para cristãos de todo mundo pisarem o solo onde Jesus pisou.

Além de custodiar os lugares santos, a custódia preocupa-se em cuidar também das “pedras vivas”, os cristãos, que são a minoria, menos de 3% da população, e que vivem na terra de Jesus. Assim, foram construídas mais de 500 moradias para famílias cristãs de Jerusalém e da Palestina, que não tinham onde morar, além de restauros em residências na Síria após a guerra de 2013. Outra presença da Custódia é na educação, dirigindo 15 escolas, com mais de 15 mil alunos, na maioria cristãos, mas também de outras religiões e confissões cristãs. A missão se estende ainda para 24 paróquias, 4 casas para enfermos e órfãos e 3 institutos acadêmicos, além de 2 editoras e ainda as “Casas novas” para acolhida de peregrinos que vão à Terra Santa. Em tudo isso, são mais de 1.500 empregos diretos que a custódia gera para cristãos locais.

A Custódia Franciscana - Israel, está presente também na Jordânia, Chipre, Síria e Líbano.

Toda essa missão só é possível, em grande parte, graças à tradicional COLETA DA SEXTA-FEIRA SANTA, a qual, esse ano, devido a pandemia, foi transferida para o dia 13 de setembro, em comemoração da festa da Exaltação da Santa Cruz, com a aprovação do Papa Francisco.

Convidamos você para continuar colaborando com a MISSÃO FRANCISCANA NA TERRA SANTA.


IMPORTANTE: No Rio Grande do Sul, CNBB Regional Sul 3, a coleta pró Terra Santa, será junto com as demais coletas, ou seja, ADQUIRINDO O MATERIAL DE NATAL, A GUIRLANDA você estará colaborando com a coleta em prol da Terra Santa.


Caso você queira colaborar, fazendo sua doação, além de adquirir o material do Natal, pode fazer um depósito na conta do Comissariado da Terra Santa, comunicando que sua doação foi feita em prol da coleta da Terra santa pelo E-mail c.terrasanta@gmail.com ou pelo whats (51)99306-8171


COMISSARIADO DA TERRA SANTA NO RIO GRANDE DO SUL

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Agência 1596 Op. 003 Conta: 1912-6 PORTO ALEGRE – RS CNPJ: 89.949.085/0001-62

Acompanhe no vídeo o qual demonstra como a Custódia da Terra Santa aplica a coleta Pró Terra Sancta. Acesse: (Clique aqui)

Desde já nosso agradecimento pela sua colaboração e doação em prol da Pérola das Missões, a Terra santa. Os freis, diariamente na Terra Santa, rezam pelos benfeitores da missão.

Frei Paulo André Maia, comissário. Paz e Bem

53 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png