top of page

Membros da grande família franciscana estarão reunidos na tarde desta quarta-feira na Basílica de São João de Latrão para uma liturgia que terá o sabor da festa, da reflexão e do aprofundamento deste texto base de toda a experiência espiritual franciscana, nas suas numerosas declinações em todo o mundo.


Neste 29 de novembro de 2023 completam-se exatamente 800 anos desde a confirmação pelo Papa Honório III, no Palácio Apostólico de São João de Latrão, em Roma, da Regra Bulada dos frades menores redigida por São Francisco.


A carta original de Honório III é um documento perfeitamente legível, escrito em folha de pergaminho, que inclui o texto da Regra devidamente autenticado e registrado. A autenticação é confirmada por um selo. O nome da Regra Regula Bullata – Regra confirmada por uma bula, deriva desse selo (em latim, bulla). A carta tem a data de 29 de novembro de 1223, por isso, a Regra é também conhecida como a Regra de 1223.


Para celebrar este aniversário, que ao mesmo tempo é de grande valor histórico, carismático e espiritual, os membros da grande família franciscana - frades, religiosas, leigos pertencentes às três Ordens fundadas por Francisco - são convidados a ir à Basílica de São João de Latrão em Roma às 15 horas (horário italiano) desta quarta-feira, para uma liturgia que terá o sabor da festa, da reflexão e do aprofundamento deste texto base de toda a experiência espiritual franciscana, nas suas numerosas declinações em todo o mundo, até hoje.


A celebração será presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, arcipreste da Basílica e vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma. A este propósito, ele lerá também uma mensagem enviada pelo Santo Padre a todos os franciscanos e mulheres franciscanas do mundo, para renovar o convite à fidelidade criativa às intuições de São Francisco na Igreja de hoje, em caminho sinodal e em saída às periferias da história e da sociedade, para o bem do mundo inteiro.


A celebração será transmitida no site oficial do centenário franciscano (2023-2026) www.centenarifancescani.org


O promotor do evento é a Comissão da Família Franciscana para o Centenário Franciscano, instituída pela Conferência da Família Franciscana, composta pelos ministros gerais da Primeira Ordem Franciscana (frei Massimo Fusarelli, OFM, frei Roberto Genuin, OFMCap, frei Carlos Alberto Trovarelli , OFMConv), pelo frei Amando Trujillo Cano, ministro geral da TOR, pela Irmã Frances Marie Duncan, presidente da Conferência Franciscana Internacional dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular, e por Tibor Kauser, ministro geral da OFS.


O pergaminho original da Regra Bulada, com o selo papal, é guardado e exposto aos visitantes e peregrinos na Basílica de São Francisco de Assis.


*Vatican News - Com Sala Stampa - Sacro Convento di San Francesco




64 visualizações
bottom of page