Jerusalém, 26 de setembro de 2024
Santos Cosme e Damião
A todos os Frades!
Assunto: 7 de outubro, a Custódia adere ao Dia de Oração pela Paz
Queridos irmãos,
A Custódia da Terra Santa se une à iniciativa de um dia de oração, jejum penitência, convocada pelo Patriarca Latino de Jerusalém, o Cardeal Pierbattista Pizzaballa, para o próximo dia 7 de outubro. Essa data marca um ano desde que “a Terra Santa, e além dela, foi lançada em um vórtice de violência e ódio nunca antes visto ou experimentado”.
O Papa Francisco, recentemente, declarou: “Estou entristecido pelas notícias que chegam do Líbano, onde, nos últimos dias, intensos bombardeios causaram muitas vítimas e destruição. Espero que a comunidade internacional faça todo o possível para parar essa terrível escalada. É inaceitável! Expresso a minha proximidade ao povo libanês, que já sofreu tanto no passado recente” (Audiência 25/09/24).
O Patriarca também reitera sua “condenação a essa guerra insensata e ao que a causou” e faz um apelo aos líderes políticos para “identificar outros meios de resolução do conflito em curso, levando em conta as exigências de justiça, dignidade e segurança para todos”.
“Nós também”, ele escreve aos fiéis católicos, “temos o dever de nos comprometer com a paz, primeiramente preservando nosso coração de todo sentimento de ódio e, em vez disso, mantendo o desejo do bem para todos. E depois, comprometendo-nos, cada um em seu próprio contexto comunitário e nas formas possíveis, a apoiar os necessitados, ajudar aqueles que trabalham para aliviar o sofrimento dos atingidos por esta guerra e promover toda ação de paz, reconciliação e encontro”.
Como Frades da Custódia da Terra Santa, acolhemos com profunda convicção esse convite e procuramos aderir a ele tanto pessoalmente como em nossas Fraternidades. Portanto:
a) Em todas as nossas Fraternidades, Santuários e Paróquias, viveremos o dia 7 de outubro como um dia de oração, jejum e penitência.
b) No dia 7 de outubro celebramos a memória de Maria, Rainha do Rosário, e o mês de outubro é o mês mariano dedicado à oração do Rosário. Vamos valorizar essa forma de oração pessoalmente e em Fraternidade para implorar o dom da paz.
c) Em um dos momentos diários de oração da Fraternidade, deve-se recitar a seguinte oração pela paz:
Senhor, nosso Deus, Pai do Senhor Jesus Cristo e Pai de toda a humanidade, que na cruz do Teu Filho e mediante o dom de sua própria vida, a um alto preço quiseste destruir o muro da inimizade e hostilidade, que separa os povos e os torna inimigos: envia, aos nossos corações, o dom do Espírito Santo, para que nos purifique de todo sentimento de violência, ódio e vingança; ilumina-nos para compreender a dignidade inalienável de cada pessoa humana; e inflama-nos até nos consumirmos por um mundo pacificado e reconciliado, na verdade e na justiça, no amor e na liberdade.
Deus todo-poderoso e eterno, em Tuas mãos estão as esperanças da humanidade e os direitos de cada povo: guia com Tua sabedoria aqueles que nos governam, para que, com a Tua ajuda, se tornem sensíveis ao sofrimento dos pobres e daqueles que suportam as consequências da violência e da guerra; faze com que promovam em nossa região e em toda a terra o bem comum e uma paz duradoura.
Virgem Maria, Mãe da esperança, obtém o dom da paz para a Terra Santa em que foste gerada e para o mundo inteiro. Amém!
Que a oração nos ajude a permanecer firmes em nossa vocação, confiantes em meio aos perigos e dificuldades do tempo presente, e a superar o medo pela segurança pessoal e no cumprimento da missão que nos foi confiada pelo Senhor através de Sua Santa Igreja.
O Senhor os abençoe!
Fr. Francesco PATTON, OFM,
Custódio da Terra Santa.
Comments