top of page
  • freifranklinofm

Seis jovens professam os primeiros votos na Ordem dos Frades Menores

Ontem à noite, 10 de janeiro, aconteceu em Rodeio (SC) a primeira profissão dos 06 frades noviços que realizaram sua caminhada, no último ano, junto ao Noviciado São José da Província Franciscana da Imaculada Conceição (SP). Professaram os frades Frei Filipe Granusso, Frei Filipo Girão, Frei Francisco Junior e Frei Samuel Amaral, ambos, da Província da Imaculada Conceição (SP). Também emitiram os primeiros votos o Frei Evandro Siqueira da Província São Francisco de Assis (RS) e o Frei Mateo Mikulic da Província São Francisco Solano (Argentina).


Esta foi a primeira experiência de Noviciado Interprovincial que teve como participantes os noviços das 03 entidades.


A celebração foi presidida pelo Frei Paulo Pereira OFM (Ministro Provincial da Província Imaculada Conceição) e teve como concelebrantes o Frei Marino Rhoden OFM (Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis), o Frei Cláudio Equiza OFM (Vigário Provincial da Província São Francisco Solano) e demais frades das 03 províncias de onde os frades que professaram são oriundos. A igreja São Francisco de Assis estava lotada com a massiva presença do povo de Rodeio.


Em sua homilia Frei Paulo recordou que “A sensibilidade de São Francisco, que respeita o ser humano e que não distingue os salvados e os que estão no caminho da salvação, é certamente, a grande contribuição dos franciscanos para evangelização neste mundo. O respeito por cada irmão e seguir testemunhando a pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aqui da Província São Francisco de Assis (RS), além do ministro provincial, também estiveram presentes Frei Pedro Bruxel (Secretário Provincial para Formação), Frei Cláudio Lottermann (Mestre de Formação dos Irmãos de Profissão Temporária), Frei João Carlos Karling (Moderador da Formação Permanente) e Frei Luiz Eduardo Lima (Animador Vocacional do Regional Porto Alegre).


Frei Evandro Siqueira OFM prometeu, nas mãos do Ministro Provincial Frei Marino, viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo em Pobreza, Castidade e Obediência até a Solenidade de Pentecostes de 2024. Nesta nova etapa, os frades de votos temporários, renovam os votos anualmente. Em nossa província as renovações são junto a Solenidade da Festa do Espírito Santo, que conforme São Francisco de Assis chamava, é o “Ministro Geral da Ordem”.


No próximo mês, após alguns dias de férias, Frei Evandro Siqueira OFM iniciará os estudos de filosofia na PUCRS e residirá na Fraternidade Imaculada Conceição na Lomba do Pinheiro (Porto Alegre - RS).




247 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page