top of page

O Secretariado de Evangelização e Missão da Província São Francisco de Assis reuniu-se na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, para a sua primeira reunião em 2023. O encontro aconteceu na sede provincial em Porto Alegre (RS) e foi coordenado pelo secretário provincial para a Evangelização e Missão Frei Armando Mariani OFM.


A reunião iniciou com a retomada do questionário enviado pela Ordem para a atualização da Ratio Evangelizationis. Em seguida as proposições capitulares para a área de evangelização e missão foram recordadas. A equipe das Juventudes, a partir de 2023, conta com um frade responsável pelo acompanhamento dos grupos de jovens em cada guardianato (regional). Será marcada uma reunião entre a equipe para a retomada da caminhada do Projeto Gurizada Franciscana. O JPIC (Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação) relatou o desafio de divulgar as inúmeras ações e trabalhos que são realizados em nossas frentes de missão e muitas vezes esquecemos de compartilhar.


O trabalho da equipe das missões populares estará sendo retomado com uma nova dinâmica que consiga dialogar com as novas realidades eclesiásticas, sociais e humanas. Há uma equipe constituída que aos poucos estará conduzindo esta reflexão e serviço em diálogo com os frades e leigos.


O serviço de evangelização junto aos Meios de Comunicação Social também é um desafio junto as nossas frente de missão. O SEFRACOM (Serviço Franciscano de Comunicação) irá construir um plano orgânico ainda em 2023 e criar uma rede de comunicação entre as frentes de trabalho onde os frades da província atuam.


Continuam as reflexões do redimensionamento provincial avaliando as nossas presenças franciscanas junto as dioceses. É preciso levar em conta o número de frades e a diminuição das vocações. Estão sendo retomados os diálogos para as assinaturas dos contratos entre a Província e as Dioceses.


Em maio, nos dias 27 e 28, acontecerá no Convento São Boaventura em Imigrante (RS) um encontro com a participação dos leigos que atuam em nossas frentes de evangelização e missão.




207 visualizações
bottom of page