• Franciscanos do RS

OITAVO DIA – 04 DE ABRIL – SABADO

FRANCISCO E A PAIXÃO DO SENHOR

1. PREPARAÇÃO

- Escolha um lugar no qual você possa ficar sozinho(a), recolhido(a) e em silêncio. Se possível, prepare uma Cruz, uma imagem de Nossa Senhora e (se tiver) o cartaz da Campanha da Fraternidade. Poderia também acender uma vela.


2. ORAÇÃO

- Para começar reze, se puder de joelhos, esta pequenina mas bela e preciosa Oração de São Francisco:

Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo,

aqui e em todas as vossas igrejas, que estão no mundo inteiro

e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.


Continuando a preparação acompanhe, devotamente este canto:

Pai em tuas mãos entrego o meu espírito:

https://www.youtube.com/watch?v=u1l10aYKqog


3. MOTIVAÇÃO PARA O OITAVO DIA

https://youtu.be/ALF5Dg8H59E


4. APRESENTANDO O TEMA


FRNCISCO EA PAIXÃO DO SENHOR

O auge da conversão de São Francisco se deu com a graça do encontro com Jesus Cristo Crucificado. Leia esta passagem:

6Depois de alguns dias, ao passar perto da igreja de São Damião, foi-lhe dito em espírito que nela entrasse para orar. Tendo entrado, começou a rezar com fervor diante de uma imagem do Crucificado, a qual piedosa e benignamente lhe falou: “Francisco, não vês que minha casa está se destruindo? Vai, pois, e restaura-a para mim”. Trêmulo e atônito disse: “De boa vontade o farei, Senhor”. Entendeu que se dizia daquela igreja que, por ser muito antiga, ameaçava cair logo. Ficou tão cheio de contentamento e tão iluminado por aquela alocução que sentiu em sua alma ter sido realmente o Cristo crucificado quem lhe falou Saindo da igreja, encontrou um sacerdote sentado perto dela, metendo a mão na bolsa, ofereceu-lhe certa quantia de dinheiro, dizendo: “Peço-te, senhor, que compres óleo e faças arder continuamente uma lâmpada diante daquele crucifixo. E quando acabar o dinheiro para isso, de novo oferecerei quanto for oportuno. Desde aquela hora, seu coração de tal modo ficou ferido e derretido ante a memória da Paixão do Senhor, que sempre, en-quanto viveu, levou em seu coração os estigmas do Senhor Jesus c, como posteriormente apareceu claramente pela renovação dos mesmos no seu corpo, admiravelmente realizados e clarissimamente demonstrados... Depois, levantando-se e entrando na cidade, começou a louvar a Deus pelas praças e vielas como que ébrio de espírito. Terminada esta louvação do Senhor, volta-se a pedir pedras para a reparação da dita igreja, dizendo: “Quem me der uma pedra, terá uma recompensa. Quem, porém, der duas, terá duas recompensas. Mas quem der três, terá outras tantas recompensas.

5. MEDITAÇÃO E ORAÇÃO

Um tempo para meditar:

o que de mais admirável e importante tem nesta Via Sacra para minha vida?

Canto da Paixão do Senhor:

https://www.youtube.com/watch?v=oAgIvkHGXco


6. CONCLUSÃO:

- Antes de concluir faça suas preces. Não esqueça os atingidos por esta pandemia e por todos aqueles que de uma ou de outra forma trabalham para eliminá-la.

- Agradeça a graça deste Retiro e faça seus propósitos para viver com mais fidelidade e alegria seu chamado seguir Jesus Cristo no exemplo de São Francisco.


Reze esta Oração:

Onipotente, eterno, justo e misericordioso Deus, concede a nós, míseros, fazer por causa de ti mesmo, o que sabemos que Tu o queres e sempre querer o que te apraz, para que, assim, interiormente purificados e iluminados e abrasados pelo fogo do Santo Espírito, possamos seguir os vestígios do teu dileto Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e chegar, unicamente por tua graça, a ti, Altíssimo, que na Trindade perfeita e na Unidade simples vives e reinas e és glorificado, Deus Onipotente, por todos os séculos dos séculos. Amém.


Acompanhe este Hino: Vitória, tu reinarás:

https://www.youtube.com/watch?v=ZcFUKgEINeI

Reze o Nós vos adoramos:

Nós vos adoramos

Nós vos adoramos, santíssimo Senhor Jesus Cristo,

aqui e em todas as vossas igrejas, que estão no mundo inteiro

e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz, remistes o mundo.

- Envie esta bênção de São Francisco a todas as pessoas do mundo inteiro:

Irmãos e Irmãs

O Senhor vos abençoe e vos guarde;

vos mostre a sua face e tenha misericórdia de vós.

Volva para vós o seu rosto e vos dê a paz.

O Senhor vos abençoe, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.

A todos que acompanharam ou fizeram este Retiro em casa, em parte ou seu todo, devido a pandemia do coronavirus, deixamos a saudação de São Francico: Paz e Bem!

0 visualização

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png