top of page

"Os pés de Maria são os pés de quem evangeliza, de quem empreende um caminho, os pés que aprendem e os pés de quem é pessoa operante na caridade". Assim o Custódio da Terra Santa, Pe. Francesco Patton, sintetizou, a mensagem que a Palavra de Deus oferece para a Solenidade da Visitação, celebrada pela Custódia da Terra Santa, na presença de poucos fiéis, em Ain Karem, nas proximidade de Jerusalém.

“Ain Karem, o Santuário da Visitação encontra-se neste vale, entre duas colinas, muito importante para o mundo hebraico: uma é a colina do monte Herzl e nas minhas costas outra onde está o Hospital Hadassah. Dois lugares que falam a fraqueza do homem. O primeiro é o lugar onde se enaltece, se registra o início de um sofrimento, uma perseguição e mortes, o memorial Yad Vashem, e o segundo é o Hospital Hadassah onde, em meio ao sofrimento, procura-se a esperança para o sofrer. Em meio à estas duas colinas, no vale, encontra-se o Santuário da Visitação que fala de alegria, uma alegria existencial, ontológica, parte mais profunda da pessoa humana, representado no ventre de Isabel e no ventre de Maria Santíssima. Uma solenidade que registra uma visita que a Virgem Maria fez à sua prima, Santa Isabel depois de receber a notícia de que seria a mãe de Jesus por obra do Espírito Santo. Este ano foi um modo especial de celebrar, sem muitos fiéis como nos anos passados, mas não sem Solenidade: celebramos com muita fé na simplicidade do lugar. "Maria sai às pressas - destaca na sua homilia o Custódio - que ela não leva uma mensagem abstrata, mas uma pessoa concreta, não é uma palavra que se refere a alguns, mas uma palavra que se fez carne. Nessa época diferente que vivemos no mundo inteiro, Deus visita seu povo, em Jesus, e Maria traz essa mensagem de alegria" . (Pe. NICOLAS MARQUÉZ-GUTIÉRREZ, ofm Guardião Santuáriuo of Visitation - Ain Karem )"


Ao término da missa, uma procissão saiu da igreja até a cripta: entre suas paredes ressoou o Evangelho da Visitação de Maria.



(Texto, vídeo e fotos – Custódia da Terra Santa. Correção Frei Paulo Maia)

Comissariado da Terra Santa no RS e Obra Pia da Terra Santa.

Contate-nos: Tel./WhatsApp (51) 99306-8171 E-mail: c.terrasanta@gmail.com

97 visualizações
bottom of page