top of page

Os freis franciscanos da Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul realizaram hoje, dia 10 de maio, um encontro de formação, estudo e reflexão sobre” A questão das diferentes formas de abuso nas relações”. O encontro foi assessorado pela “Equipe do Cuidado e Prevenção de abusos” da CRB/RS que é composta pela Irmã Aldinha Inês Welzbacher – ICM, Irmão Clóvis Trezzi – FSC, Irmã Maria Cristina Giani – MCR, Irmã Joseana Pereira de Carvalho – FDC, Frei Orestes Alexandre Serra – OFM, Irmã Vania Simone Martins – CIFA.

Ao longo do dia os palestrantes refletiram sobre os vários tipos de abuso: abuso sexual, abuso espiritual, abuso psicológico, abuso de poder, etc. É preciso superar a cultura do abuso presente nas relações em vários setores da sociedade e da Igreja. Muitas vezes estas situações são vivenciadas e as próprias pessoas envolvidas nem se dão conta de que estão sofrendo algum tipo de abuso ou até praticando o mesmo.

É importante, cada vez mais, conversar e refletir sobre este tema de forma ampla como tem insistido o Papa Francisco. Em maio de 2019 o Papa Francisco promulgou uma Carta Apostólica em forma de “Motu Proprio”, com o nome de “Vos estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do Mundo) com novas normas para prevenir e combater os crimes sexuais contra menores e pessoas em situação de vulnerabilidade. O papa também estabeleceu que todas as Dioceses, Congregações e Ordens Religiosas criassem organismos/sistemas para prevenir, combater e também acolher as denúncias sobre este tema.

O encontro que iniciou hoje e se estende até amanhã foi o primeiro passo de qualificação e prevenção da Província São Francisco de Assis do RS. Segundo Frei Orestes Serra, integrante da equipe e membro da província, “este momento foi de grande crescimento para os freis. Pois a informação sobre os abusos é uma forma de prevenção”.

Amanhã o encontro continua com a reflexão sobre “O Cuidado na Dimensão Franciscana: prevenindo relações de abuso” com assessoria do Frei Inácio Dellazari OFM.


Os interessados em contatar a "Equipe do Cuidado e Prevenção de abusos" da CRB/RS podem acessar: https://www.crbrs.org.br/equipe-do-cuidado-e-prevencao-de-abusos/




237 visualizações
bottom of page