top of page

XXVI Assembleia da UCLAF – 7,14,21 e 28/04/21


A UCLAF, União das Conferências Latino-Americanas dos Franciscanos, está realizando, de modo virtual, nas quartas-feiras deste mês de abril de 2021, a sua XXVI Assembleia. São três Conferências que congregam todas as entidades, Províncias e Custódias, da OFM, na América Latina.

O tema é a Atualização do Carisma e da Espiritualidade Franciscanos aos desafios da realidade atual e agravados pela pandemia do COVID-19. O lema é “Façam tudo o que Ele vos disser, esta é a Hora” (Jo 2,1).

A partir de olhar histórico da presença franciscana no continente latino-americano, em sintonia com a caminhada da Ordem e da Igreja, a UCLAF busca vislumbrar novas possibilidades e formas de presença às quais o Carisma Franciscano está desafiado hoje. Como forma de responder aos desafios, está colocada a questão da Interprovincialidade, a entreajuda entre todas as entidades presentes no continente.

Destaque tem o Projeto Amazônia: a presença e atuação nova dos frades nesta imensa região que compreende o bioma amazônico. Os frades deverão reforçar esse projeto missionário como compromisso de presença e atuação em conjunto, bem como com toda a Igreja e demais religiosos, nessa imensa e desafiadora realidade.

A Assembleia da UCLAF conta com a presença de peritos convidados para ajudar no aprofundamento dos temas da reflexão, dos dois Definidores da OFM pela América Latina, do Secretário Geral para as Missões e Evangelização e do Moderador da Evangelização da OFM, e do Ministro Geral e do Vigário Geral da OFM. Todos os membros da Cúria Geral dirigiram sua mensagem de apoio, de estímulo e também de desafio à Assembleia da UCLAF.


Frei Marino Pedro Rhoden - OFM

Ministro Provincial


54 visualizações
bottom of page