top of page

Este dia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 6 de agosto de 2015, envolvendo cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

É um dia de oração ecumênica. Papa Francisco compartilhou com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu as preocupações pelo futuro da criação, dizendo-lhe: "ao acolher a sugestão do seu representante na apresentação da encíclica Laudato Si' sobre o cuidado da casa comum, desejo comunicar-lhes que decidi

instituir também na Igreja Católica o 'Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação', que, a partir do ano corrente, será celebrado no dia 1° de setembro, assim como, há muito tempo, ocorre na Igreja Ortodoxa".

Nesta Carta, Papa Francisco apresenta o sentido de tal iniciativa:

"O anual Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação vai oferecer aos fiéis individuais e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardiões da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a Sua ajuda para a proteção da criação e a Sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos. A celebração do dia, na mesma data, com a Igreja Ortodoxa será uma ocasião profícua para testemunhar a nossa crescente comunhão com os irmãos ortodoxos. Vivemos em um tempo em que todos os cristãos enfrentam desafios idênticos e

importantes, aos quais, para sermos mais credíveis e eficazes, devemos dar respostas comuns. Por isso, é meu desejo que esse dia possa envolver, de algum modo, também outras Igrejas e Comunidades eclesiais e ser celebrado em sintonia com as iniciativas que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre esse tema."

"Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição para a superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo.(..) Os cristãos são chamados a uma 'conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus" (LS 217). De fato, 'viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional

nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa' (idem)."

A III Assembleia Ecumênica Europeia (Sibiu, 2007) propunha celebrar um "Tempo em prol da Criação" com a duração de 5 semanas entre o dia I° de setembro (memória ortodoxa da criação divina) e 4 de outubro (memória de Francisco de Assis, na Igreja Católica e noutras tradições ocidentais). Essa iniciativa, com o apoio do Conselho Mundial das Igrejas, inspirou muitas atividades ecumênicas em várias partes do mundo: esforço por promover a justiça ambiental, a solicitude pelos

pobres e o serviço responsável à sociedade, envolvendo sobretudo jovens, de diferentes contextos religiosos.

Papa Francisco insiste que essa "celebração seja devidamente cuidada com a participação de todo o Povo de Deus: sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos (...) e seja um momento forte de oração, reflexão, conversão e assunção de estilos de vida coerentes." Para isso invoca a intercessão da Mãe de Deus, Maria SSma., e de São Francisco de Assis, cujo Cântico das Criaturas inspira tantos homens e mulheres de boa vontade a viverem no louvor do Criador, no respeito pela criação" e na solidariedade com os mais frágeis e pobres.



PRECES


Animador: Elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocamos a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos.

Canto: Onipotente e bom Senhor: httos://www.youtube.com/watch?v=z6u7ebO3k2E


Todos: Deus deu a terra a todo o gênero humano, para que ela sustente todos os seus habitantes, sem excluir nem privilegiar ninguém (LS n.93).

Animador: Rezemos juntos a ORAÇÃO CRISTÃ COMA CRIAÇÃO:


Coro 01: Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura.

Todos: Louvado sejais!


Coro 02: Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado.

Todos: Louvado sejais!


Coro 01: Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação. Vós viveis também nos nossos corações, a fim de nos impelir para o bem.

Todos: Louvado sejais!


Coro 02: Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes.

Todos: Louvado sejais!


Coro 01: Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

Todos: Louvado sejais!


Coro 02: Iluminai os que detém o poder e o dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos.

Todos: Louvado sejais!


Coro 01: Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza.

Todos: Louvado sejais!

Amém.


"Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra

que valem tanto aos vossos olhos (...).

Ó Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo

como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra.

Ó Deus de misericórdia, concedei-nos a graça de receber o vosso perdão

e transmitir a vossa misericórdia em toda a nossa casa comum.

Louvado sejais. Amém."


Serviço Provincial de Justiça, Paz e Integridade da Criação

77 visualizações
bottom of page