CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png
  • Franciscanos do RS

CPCA RECEBE SELO DOAR

ENTIDADE RECEBEU CONCEITO "A" EM GESTÃO E TRANSPARÊNCIA


O Centro de Promoção da Criança e Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), com sua sede na Lomba do Pinheiro - Porto Alegre - RS, uma instituição dos Freis Franciscanos do RS recebeu o selo DOAR, que representa conceito "A" em gestão e transparência.

O Selo doar é concedido pelo Instituto Doar, ligado à rede filantropia. Tem como presidente o Sr. Marcelo Estraviz. O Instituto está situado na cidade de São Paulo. Para receber o selo a instituição deverá se inscrever para a certificação. Todo o processo é realizado via internet. São quarenta e quatro (44) critérios avaliados destes para receber a certificação A e o selo, a organização deve ser aprovada, em pelo menos, trinta e seis (36( critérios dos quarenta e quatro (44). A organização que obtiver avaliação positiva será notificada e cadastrada na lista de organizações legitimadas. A organização receberá o Selo Doar e estará autorizada a utilizá-lo em seu próprio site e em outros materiais de divulgação pelo período de um ano. Todo o processo e recebimento é via internet. A certificação do CPCA foi emitida no dia 22 de outubro de 2019 e terá validade até 30 de outubro de 2020.

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT) ou o que passamos a denominar, a pedido das próprias organizações, de Selo Doar.

O PGT ou Selo Doar, foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos e das práticas de empresas receptoras e concessoras de recursos para fins sociais e ambientais. O Selo Doar pode ser resumido em cinco grandes campos:

Causa e estratégia de atuação: Este campo aborda a clareza das informações sobre a causa adotada pela organização, dos propósitos e das estratégias traçadas.Representação e responsabilidade: Esta área trata dos processos que asseguram a legitimidade e o cumprimento das responsabilidades dos representantes da organização, dentro e fora dela.Organização e gestão institucional: São contempladas neste campo questões relacionadas às condições institucionais necessárias para a execução adequada das ações realizadas pela organização, incluindo o planejamento e o monitoramento contínuo de suas atividades.Estratégia de financiamento: Nesta área são abordados os fundamentos e as práticas que são adotadas com o objetivo de assegurar os recursos financeiros necessários para o cumprimento dos objetivos da organização, garantindo sua sustentabilidade.Transparência, prestação de contas e comunicação: A transparência é um dos pilares do selo, e por isso permeia todos os demais campos. Esta área específica trata da necessidade de divulgação das principais informações da organização, e da existência de canais de comunicação.

37 visualizações