CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png
  • Franciscanos do RS

COMISSÃO DO SECRETARIADO PARA AS MISSÕES E EVANGELIZAÇÃO

Estimados Irmãos, Paz e Bem!

A Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul está num processo intensivo de preparação do Capítulo Provincial Eletivo 2019. As cinco comissões pré-capitulares elaboraram textos que foram para a avaliação nos Guardianatos. Nós, da Comissão do Secretariado para as Missões e Evangelização, elaboramos um texto, o qual foi estudado e avaliado nos guardianatos no mês de junho. Cada Guardianato teve a oportunidade de se expressar livremente sobre o texto e suas provocações. A Equipe Central (CCPC) se reuniu várias vezes para acolher e sintetizar todas as contribuições que vieram dos freis. No mês de setembro o resultado dos estudos e reflexões dos guardianatos voltou a ser apreciado pelos freis, a fim de que todos tivessem uma radiografia do pensamento dos frades da Província. Com as respostas da segunda e definitiva pesquisa enviada aos Guardianatos a Comissão Central recolheu os dados e tentou traduzir os anseios de todos em propostas capitulares. Nós do CCPC tentamos ser fiéis ao que chegou da base. Não inventamos nada.


A primeira proposta é relativa às atribuições e finalidades do Secretariado para as Missões e Evangelização e o CEFREM. Depois de aprovarmos o Centro Franciscano de Evangelização e Missão Dom Aloísio Lorscheider ( CEFREM) no Capítulo Intermediário de 2016 e dar corpo a ele no Seminário Nossa Senhora Medianeira de Agudo-RS, cabe nesse Capítulo definir bem o papel que vai exercer junto ao Secretariado para as Missões e Evangelização na nossa Província. Por isso foram elaboradas três propostas a serem estudadas, avaliadas e votadas durante o Capítulo.

A segunda proposta a ser estudada, avaliada e votada é quanto ao Redimensionamento de nossas Presenças Evangelizadoras. Mesmo com um número reduzido de frades não queremos diminuir a qualificação e o vigor nas nossas presenças. Para que isso aconteça nós precisamos restituir algumas presenças às Dioceses. Durante o próximo triênio o novo Governo Provincial terá essa missão de fazer esse processo.

Uma terceira proposta do Secretariado que vai ao Capítulo é sobre as Prioridades a serem assumidas para o Sexênio, a saber: Qualidade de Vida Fraterna, Animação Vocacional, Pastoral das Juventudes e Justiça Paz e Integridade da Criação (JPIC).

Há outras propostas de atividades relacionadas com o nosso secretariado que também serão apreciadas no Capítulo. As que foram citadas são as principais. Vale ressaltar que, em sintonia com a caminhada da Igreja, precisamos sempre atualizar as orientações sobre a nossa vida e missão.

Temos muito trabalho para o Capítulo. Que o Espírito Santo e o seu santo modo de operar ilumine todos os capitulares para que possamos colher bons frutos para o bem da nossa Província, da Ordem e da Igreja. Paz e Bem !


Frei Gastão Carlos Zart, ofm - coordenador

25 visualizações