top of page

DIA 05 DE JUNHO DE 2020


INTRODUÇÃO


O movimento ambiental teve início a séculos atrás, com a chegada e a resposta ao processo de industrialização ocorrido na história da humanidade. Também após a Segunda Guerra Mundial houve temores da chegada da poluição através da radiação. Em 1969 ocorreu a primeira foto do planeta terra, visto do espaço, o que gerou na humanidade uma mudança de percepção e de olhar do nosso planeta, repleto de beleza e simplicidade.


Com o aumento da preocupação mundial por uma vida mais saudável e pela preservação do meio ambiente, a ONU convocou no ano de 1972 uma conferência, conhecida como a Conferência de Estocolmo (Suécia). Dessa Conferência surge a determinação do dia do meio ambiente. E a data escolhida para comemorar essa temática foi o dia 05 de junho devido à realização da Conferência nesse período.

O objetivo da celebração do meio ambiente é chamar a atenção da humanidade para os problemas decorrentes do não-cuidado do planeta Terra, nossa Casa Comum, e para a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Com a realização da Conferência das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo (Suécia), no ano de 1972, começou uma mudança na relação com o meio ambiente, com as questões ambientais, com o cuidado do planeta Terra e na consideração de princípios para nortear as políticas ambientais. Foi uma Conferência que significou um impulso inicial na tomada de consciência em relação à necessidade de se empenhar pela preservação do planeta Terra.

Esta Conferência teve como marco histórico a elaboração de 19 princípios que geraram um manifesto ambiental. Segue abaixo um trecho do manifesto ambiental:

"Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas..." (Trecho da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, Estocolmo, 1972, parágrafo 6).


Atitude franciscana diante do meio ambiente

"São Francisco manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. (...) Nele se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenho pela sociedade e a paz interior." (IS, 10)

Como nosso seráfico pai, queremos reconhecer em todas as criaturas a mesma origem no Criador e nos empenhar a construir relações de reverência, cuidado, respeito e fraternidade com todos os seres, caminhando mediante autêntica conversão ecológica para uma fraternidade universal. "Recordemos o modelo de São Francisco de Assis, para propor uma sã relação com a criação como dimensão da conversão integral da pessoa." (LS 218) 1


PRECES:

1. Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós.

T: GLÓRIA AO PAI CRIADOR, A JESUS REDENTOR E AO ESPÍRITO DE AMOR

2. Ó Deus Criador, despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe.

T: NOSSO AUXÍLIO ESTÁ NO NOME DO SENHOR QUE FEZ O CÉU E A TERRA

3. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

T: ENVIAI-NOS O VOSSO ESPIRITO E TUDO SERÁ CRIADO E RENOVAREIS A FACE DA TERRA.

4. Iluminai, Senhor nosso Deus, os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando:

T: SENHOR, ESCUTAI NOSSA SÚPLICA!

5. Senhor, tornai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza.

T: VOSSO É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE! AMÉM.


Serviço Provincial de Justiça, Paz e Integridade da Criação

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page