Candiota e Hulha Negra: Dia de São Francisco é celebrado com encontro da catequese e celebração do Sacramento da Crisma
- freifranklinofm
- há 2 minutos
- 2 min de leitura
No último final de semana, dias 04 e 05 de outubro, as comunidades das paróquias do Sagrado Coração de Jesus (Candiota) e de São José (Hulha Negra) vivenciaram momentos de profunda fé, a partir do carisma de franciscano, com um encontro dos catequizandos e a celebração da Missa da Crisma, presidida por Dom Cleonir Paulo Dalbosco, OFM Cap, Bispo da Diocese de Bagé.
No dia 04 de outubro, na parte da tarde, ocorreu no Salão Paroquial da Paróquia São José, um encontro dos catequistas e catequizandos com Dom Cleonir, aonde se refletiu sobre o tema de São Francisco de Assis: valores franciscanos e a missão da família franciscana no mundo.
A noite ocorreu a celebração do Sacramento da Crisma em Hulha Negra e no outro dia, 05 de outubro, foi a vez dos crismandos de Candiota receberem o sacramento.
As celebrações contaram com a presença de dezenas de crismandos, seus padrinhos, familiares e toda a comunidade paroquial, que se uniram em oração neste importante sacramento da iniciação cristã. Durante a homilia, Dom Cleonir destacou o papel do Espírito Santo na vida dos jovens e reforçou o chamado à missão: "A Crisma não é um ponto de chegada, mas um novo começo na caminhada cristã. É o envio para serem luz no mundo, testemunhas do Evangelho com coragem e alegria."
Os crismandos, após um período de preparação catequética, receberam a unção com o Santo Crisma, símbolo da força do Espírito Santo que os capacita a viver sua fé de maneira mais plena e madura.
A celebração foi marcada por momentos de emoção, louvor e comunhão, fortalecendo os laços da comunidade, confirmação da fé e renovando o compromisso de todos com a vivência do Evangelho.
Ao final da Missa, Dom Cleonir agradeceu aos catequistas, os freis, familiares e todos os envolvidos na formação dos crismandos, ressaltando a importância da evangelização contínua: "A missão continua nas famílias, nas comunidades e no testemunho cotidiano."
Que o Espírito Santo continue guiando e fortalecendo cada um dos crismados para que sejam verdadeiros discípulos-missionários de Cristo.
Frei Tiago Frey, OFM