CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png
  • Franciscanos do RS

A PRIORIORIDADE É.... JPIC


A equipe do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) reuniu-se, no dia 18 de fevereiro de 2020, no Provincialado dos Freis Franciscanos (OFM), em Porto Alegre - RS. Participaram da reunião os Freis Nestor Inácio Schwerz, coordenador, Freis Armando Mariani, Luciano Elias Bruxel, João Osmar D´Avila e Tiago Roberto Frey, além do Ministro Provincial, Frei Marino Pedro Rhoden.

O serviço da JPIC tem um trabalho muito importante para o ano de 2020. É a prioridade específica da Província Franciscana São Francisco de Assis, ou seja, algo que todos os freis, em todos os serviços e presenças, assumam como referência para a sua reflexão e orientação de atividades que contemplem os princípios da Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Na reunião refletiu-se sobre vários textos e documentos da Igreja, a saber: o texto base da Campanha da Fraternidade de 2020, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”; a Carta Encíclica Laudato Si’; Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia e outros textos do Papa Francisco; documentos da Ordem dos Frades Menores, da Conferência Família Franciscana e CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). Com base nestas fontes bibliográficas serão elaborados textos para reflexão e oração (como subsídios) para diversos momentos do ano, no intuito de contribuição no aprofundamento desta temática pelos freis franciscanos.

Frei Marino, Ministro Provincial, falou sobre os encaminhamentos do Capítulo Provincial Eletivo e das expectativas para o serviço da JPIC em 2020. A equipe da JPIC, nesse sentido organizará várias atividades no ano de 2020 para o âmbito interno da Província Franciscana e ações no âmbito da presença dos Freis Franciscanos no Rio Grande do Sul, além de motivar os freis para participar das atividades programadas por este serviço da CRB, incluindo momento de formação que terá por sede a ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Francicana), em Porto Alegre..

30 visualizações