top of page

SEMINÁRIO SOBRE O TEMA ACONTECEU NA PUC/SP EM NOVEMBRO

Atendendo ao convite do Papa Francisco para fazer ecoar no Brasil um "pacto" para mudar a atual economia e dar uma alma à economia do amanhã, criou-se a Articulação Brasileira para a Economia de Francisco (ABEF), a partir do diálogo construído com José Maria de Corral, Presidente da Fundação de Direito Pontifício Scholas Ocurrentes, em julho deste ano.

Esta Articulação pretende dinamizar no Brasil o Encontro Global por uma nova Economia proposto pelo Papa Francisco chamado Economia de Francisco, que ocorrerá de 26 a 28 de março de 2020, em Assis, Itália.

Nestes últimos meses houve contato e adesão de jovens, ativistas de movimentos populares, intelectuais economistas e das ciências humanas, e sobretudo, pastorais e organismos ecumênicos nesta articulação.

O Papa Francisco possui uma liderança global fenomenal, capaz de reunir diversas forças sociais, outrora dispersas e enfraquecidas, na discussão das raízes da desigualdade e no combate às mesmas.

Nesse sentido, realizou-se o Seminário Nacional Para a Economia de Francisco, nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, na PUC-SP. O Seminário teve como objetivos, em pleno auge dos governos neoliberais e autoritários vigente em nível nacional e internacional, construir uma ponte das práticas e iniciativas que o Brasil possuí sobre alternativas econômicas, de gestão e autogestão e os apontamentos para crítica à economia política. O Seminário reuniu alguns dos 30 jovens economistas ou estudantes de economia que representarão o Brasil no encontro em Assis em 2020. Tive a alegria de participar, representando a CNBB, de uma mesa de discussão com o tema “Bases para a construção de um novo currículo para os cursos de Economia”. Cabe destacar que neste Seminário Nacional as figuras de Clara e Francisco tiveram grande destaque durante as mesas de discussão, tanto que a carta a ser enviada ao Papa intitula-se “carta de Francisco e Clara”.

Estiveram presentes neste seminário 430 pessoas, representantes de Movimentos Sociais, Universidades, Igrejas, da Economia Solidária, Bancos Populares. Ao final do encontro firmou-se uma carta com os apontamentos do Brasil para o Encontro Mundial de Assis.


Frei Olavio Dotto

Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora/CNBB


Segue foto do evento e a carta enviada deste encontro para o encontro mundial que acontecerá em Assis, em maio de 2020 (abaixo da foto)

Link para download da carta do encontro


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page