• Franciscanos do RS

POR UMA NOVA ECONOMIA

SEMINÁRIO SOBRE O TEMA ACONTECEU NA PUC/SP EM NOVEMBRO

Atendendo ao convite do Papa Francisco para fazer ecoar no Brasil um "pacto" para mudar a atual economia e dar uma alma à economia do amanhã, criou-se a Articulação Brasileira para a Economia de Francisco (ABEF), a partir do diálogo construído com José Maria de Corral, Presidente da Fundação de Direito Pontifício Scholas Ocurrentes, em julho deste ano.

Esta Articulação pretende dinamizar no Brasil o Encontro Global por uma nova Economia proposto pelo Papa Francisco chamado Economia de Francisco, que ocorrerá de 26 a 28 de março de 2020, em Assis, Itália.

Nestes últimos meses houve contato e adesão de jovens, ativistas de movimentos populares, intelectuais economistas e das ciências humanas, e sobretudo, pastorais e organismos ecumênicos nesta articulação.

O Papa Francisco possui uma liderança global fenomenal, capaz de reunir diversas forças sociais, outrora dispersas e enfraquecidas, na discussão das raízes da desigualdade e no combate às mesmas.

Nesse sentido, realizou-se o Seminário Nacional Para a Economia de Francisco, nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, na PUC-SP. O Seminário teve como objetivos, em pleno auge dos governos neoliberais e autoritários vigente em nível nacional e internacional, construir uma ponte das práticas e iniciativas que o Brasil possuí sobre alternativas econômicas, de gestão e autogestão e os apontamentos para crítica à economia política. O Seminário reuniu alguns dos 30 jovens economistas ou estudantes de economia que representarão o Brasil no encontro em Assis em 2020. Tive a alegria de participar, representando a CNBB, de uma mesa de discussão com o tema “Bases para a construção de um novo currículo para os cursos de Economia”. Cabe destacar que neste Seminário Nacional as figuras de Clara e Francisco tiveram grande destaque durante as mesas de discussão, tanto que a carta a ser enviada ao Papa intitula-se “carta de Francisco e Clara”.

Estiveram presentes neste seminário 430 pessoas, representantes de Movimentos Sociais, Universidades, Igrejas, da Economia Solidária, Bancos Populares. Ao final do encontro firmou-se uma carta com os apontamentos do Brasil para o Encontro Mundial de Assis.


Frei Olavio Dotto

Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora/CNBB


Segue foto do evento e a carta enviada deste encontro para o encontro mundial que acontecerá em Assis, em maio de 2020 (abaixo da foto)

Link para download da carta do encontro

https://drive.google.com/file/d/15Je26s2kKjyV6iLRLt120LHw5uJikkdG/view?usp=sharing


19 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png