2º dia do Capítulo Provincial: é necessária a coragem de fazer escolhas
- freifranklinofm
- 15 de out.
- 1 min de leitura
O segundo dia do Capítulo Provincial, nesta terça-feira 14 de outubro, iniciou com a oração das Laudes na capela do Convento Franciscano São Boaventura. Na sequência, iniciou-se a 4ª sessão plenária com a leitura da carta do Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli OFM. O ministro, entre outras questões, afirmou que “é necessária a coragem de fazer escolhas” ao se referir sobre a importância do redimensionamento como “um caminho de conversão e esperança”.
Em seguida, os freis tiveram um momento de reflexão e análise de conjuntura sócio-eclesial com Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, bispo coadjutor da Diocese de Santos. Dom Joaquim apontou que vivemos um tempo de “profunda sensação de desnorte” e, entre outros pontos, destacou a guerra cultural que atravessamos nos dias de hoje, o legado do Papa Francisco e o início do pontificado do Papa Leão XIV.
No final da manhã, os freis deram início aos trabalhos por grupos de reflexão e avaliação. O primeiro tema foi sobre “Carisma-Minoridade-Fraternidade” e, a tarde, os grupos continuaram os debates em torno dos projetos relacionados à formação: SAV, etapas de formação, formação permanente, retiros, encontros de formação. Também foram realizadas as prévias para a eleição do novo Definitório Provincial e o dia encerrou com a avaliação do projeto de Justiça Paz e Integridade da Criação.














































Comentários