top of page

Prezados Irmãos e Irmãs,


Paz e Bem!


Amanhã, 16 de abril, com gratidão e alegria, celebramos o dia da Profissão de São Francisco e de seus dois primeiros companheiros: Bernardo e Pedro. Com isso, é também o dia em que nasceu nossa Ordem, nossa Regra e nossa Vida Franciscana.

Sem a graça dessa Profissão nada teríamos de São Francisco e nada de tudo o que nasceu a partir dele, nem mesmo nós e nenhuma Ordem franciscana, etc.



O Anônimo Perusino descreve assim esse feito:


"DO MODO COMO O BEM-AVENTURADO FRANCISCO

COMEÇOU A SERVIR A DEUS


2. 1Depois que se completaram 1207 (1208) anos da Encarnação do Senhor, no dia 16 de abril. [...] iluminou um homem que havia na cidade de Assis, de nome Francisco, de profissão comerciante, vaníssimo gastador da opulência mundana.



11. 1Enquanto o sacerdote abria o livro, já que eles ainda não sabiam escolher bem, encontraram logo um lugar onde estava escrito: Se queres ser perfeito, vai e vende tudo que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no Céu. 2Folheando de novo, encontraram: Quem quiser vir após mim etc. 3E folheando de novo, encontraram: Não leveis nada no caminho, etc.c. 4Ouvindo isto, rejubilaram com grande alegria e disseram: “Eis o que desejávamos”. 5Disse o Bem-aventurado Francisco: “Esta será a nossa Regra”. 6Disse em seguida aos dois: “Ide e realizai o conselho do Senhor assim como ouvistes”. 7Saiu Frei Bernardo e, porque era rico, tendo vendido todas as suas posses com elas ajuntou muito dinheiro. 8Mas aquele Frei Pedro fora pobre em bens temporais, mas já se fizera rico em bens espirituais. 9Também ele, portanto, fez assim como lhe aconselhara o Senhor. 10Reunindo os pobres da cidade, distribuíram-lhes o dinheiro que haviam conseguido com a venda de seus haveres."





88 visualizações
bottom of page