• Franciscanos do RS

VOCAÇÃO: CAMINHO DE RESPOSTA AO CHAMADO DO SENHOR

Resituar, Redescobrir, Ressignificar

Em nossa caminhada, no desejo de viver um ideal de vida, muitas vezes, nos deparamos com frustrações, adversidades, contradições e desesperanças. Sentimos a necessidade de ressignificar a nossa vida e redescobrir seu verdadeiro sentido.


O papa Francisco, em sua recente encíclica Christus Vivit nos ajuda nesta busca. Ele reforça da importância de resituar “toda a nossa vida diante de Deus, que nos ama e nos permite entender que nada é fruto de um caos sem sentido, mas que tudo pode ser integrado em um caminho de resposta ao Senhor, que tem um projeto estupendo para nós” (n. 248). Nesta dinâmica, jamais podemos considerar-nos prontos. Nossa vida, marcada por nossas escolhas, se tece por um constante dinamismo que deve ser orientado como contínuo caminho de resposta ao chamado do Senhor. Somos constantemente “chamados pelo Senhor para participar de sua obra criadora, prestando nossa contribuição para o bem comum a partir das capacidades que recebemos” (n. 253)


Nesta perspectiva, o jovem Francisco de Assis, inspira-nos no seu itinerário percorrido. Francisco, ao fazer a releitura do seu caminho de resposta ao chamado do Senhor, percebe-se conduzido por Ele para viver uma grande missão: “Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para os leprosos. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu fiz misericórdia com eles.” (Testamento 1-2) É na prática do bem, da misericórdia que Francisco consegue ressignificar sua vida como caminho de resposta ao chamado do Senhor: “O que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo”. (Test. 3)


Que o Espírito do Senhor também conduza e ilumine a cada um(a) de nós, de maneira que possamos, numa constante dinâmica, resituar, redescobrir ressignificar nosso caminho de resposta ao chamado do Senhor.


Frei Blásio Kummer, OFM.

38 visualizações

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png