Vinte e seis frades de dezessete entidades da América do Norte, Central e do Sul participaram, de 16 a 21 de setembro, do VI Encontro Continental de Justiça, Paz e Integridade da Criação das Américas, na casa de retiros do Seminário Franciscano, localizado no distrito de Boquete, em David, Panamá.
No contexto do Centenário dos Estigmas de São Francisco, os participantes viveram momentos de oração e reflexão que incentivou os irmãos a continuarem vivendo e servindo os estigmatizados do continente americano por meio da justiça, paz e cuidado com a casa comum.
O encontro é realizado a cada três anos e procura fortalecer, retomar e dar continuidade ao trabalho de JPIC da Ordem dos Frades Menores em viagem pelo continente. Neste ano, o objetivo foi criar um espaço para compartilhar experiências positivas nos cinco eixos temáticos acordados, relacionados aos valores do JPIC: paróquias e santuários, educação, sociedade civil e defesa política, estilos de vida e, por fim, migrantes e deslocamentos forçados.
Em seu discurso de boas-vindas, Frei Edgardo Manuel Pérez Tejeira, Ministro provincial da Província anfitriã acolheu a todos em nome da Conferência de Santa Maria de Guadalupe, e afirmou: “Assim como uma fé sem obras seria uma fé morta, a espiritualidade franciscana sem JPIC seria uma espiritualidade morta”.
Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral, em mensagem enviada aos participantes, agradeceu aos frades pelo serviço de animação que oferecem e lembrou que o trabalho no JPIC não é apenas “uma série de ações que realizamos, mas uma necessidade que brota do próprio coração do carisma evangélico de São Francisco e Santa Clara”.
A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil estava representada pelo Frei Marx Rodrigues dos Reis, Coordenador da Frente de Solidariedade para com os Empobrecidos e Animador do Serviço de JPIC. Ele também partilhou as experiências vividas no Brasil, a partir dos projetos desenvolvidos pelo Sefras – Ação Social Franciscana.
A Direção Geral da JPIC, representada pelo Frei Daniel Rodríguez Blanco, apresentou as diretrizes gerais que a Ordem implementa nos diferentes continentes. Por sua vez, Frei Jaime Campos fez uma retrospectiva dos cinco encontros continentais anteriores.
“Este encontro é uma oportunidade única para refletir sobre como estamos vivendo o contexto atual, para podermos ouvir os projetos e experiências concretas dos irmãos que enchem de esperança a existência e a vocação, pois são projetos que reafirmam a vida dentro das diferentes realidades do continente americano”, afirmou Frei Daniel.
Por que esta reunião é importante?
o Fortalecer a rede : Os frades tiveram a oportunidade de se encontrar, compartilhar seus desafios e celebrar suas conquistas, criando uma rede mais forte para trabalharem juntos.
o Ação inspiradora : Ao partilharem experiências concretas, os participantes inspiraram-se mutuamente para continuarem a trabalhar com criatividade e paixão nas suas comunidades.
o Alinhar esforços : A reunião alinhou os esforços dos frades em toda a América, garantindo que trabalhem de forma coordenada e eficaz.
o Celebrar a espiritualidade franciscana : ao comemorar o VIII Centenário dos Estigmas de São Francisco, os frades reafirmaram seu compromisso com a espiritualidade franciscana e seu chamado a seguir os passos do Pobre de Assis, tocando com esperança a carne sofredora de Cristo nos outros .
Quais foram os principais temas abordados?
o Migração e deslocamento forçado : Os frades discutiram como acompanharam grupos mistos de migrantes e refugiados ao continente, a fim de promover ações conjuntas através da Rede Franciscana para Migrantes das Américas (RFM).
o Educação : Foram exploradas formas inovadoras de integrar os valores JPIC na educação, tanto formal como informal.
o Estilos de vida : os participantes refletiram sobre como viver de forma mais sustentável e como promover estilos de vida simples e solidários inspirados no estilo de vida dos Frades Menores, especialmente na formação inicial.
o Paróquias e santuários : discutimos como as paróquias e os santuários podem ser espaços de encontro e transformação social.
o Sociedade civil e defesa política : os frades exploraram a sua participação na sociedade civil e o seu impacto nas políticas públicas para promover a justiça e a paz.
Ao final do encontro, os frades destacaram a importância de trabalhar de forma colaborativa e em rede para alcançar um impacto significativo na sociedade. Além disso, reafirmaram o compromisso de seguir os passos de São Francisco, que dedicou a sua vida a servir e acolher os mais necessitados, a promover a paz e a reconciliação, para continuar a construir o Reino de Deus . “A única coisa que um animador de JPIC precisa é cumprir a sua missão. Paixão por Cristo e paixão pelo seu povo”, disse Frei Daniel.
Baixe a Carta final do Encontro clicando no link abaixo
Fonte: https://franciscanos.org.br
Comentários