Contribuição da Espiritualidade Ecológica Franciscana
No dia 04 de outubro celebramos a Festa de Francisco de Assis. Por coincidência, durante o mês de outubro, acontecerá o Sínodo da Amazônia convocado pelo Papa Francisco, com o tema: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral.
Com esta temática, o sínodo torna-se um evento muito oportuno para reavivar a espiritualidade ecológica de São Francisco em nosso tempo, principalmente como resposta com a grande crise socioambiental que afeta o Planeta inteiro.
Para tal, convém evocar as principais características, ou principais princípios que constituem a espiritualidade ecológica de Francisco de Assis. Conforme sua experiência mística religiosa reconhece, em cada criatura sua singularidade, sua subjetividade fecunda de interioridade, naquilo que faz com que cada ser seja o que é na sua essência. Assim, diante da grande diversidade, desde micro organismos mais simples até macro organismos mais complexos, cada qual tem sua razão de ser, de existir. Embora cada elemento seja independente na sua variedade, no entrelaçamento de todas as formas de vida, manifesta-se a interdependência vital, constituindo a complexa teia da vida, formando a unidade no todo. Nesta comunhão de vida, Francisco contempla a fraternidade universal, porque reconhece a sacralidade de cada ser. A presença do sagrado em cada criatura, na experiência mística religiosa de Francisco, remete para o Criador. Nesta vivência, emerge profundo encantamento por toda Criação reconhecendo a existência da vida de cada ser na sua total gratuidade como dom do Criador.
Esta espiritualidade ecológica vivida por Francisco de Assis no seu tempo, pode inspirar o Sínodo da Amazônia na busca por caminhos duma Ecologia Integral diante da grande crise socioambiental em nosso tempo. Focando, principalmente, a importância de que o ser humano é parte da natureza e parte responsável. Despertando, assim, para o critério ético do cuidado, do respeito de todas as formas de vida que compõem o ecossistema.
Frei Blásio Kummer, ofm
Commentaires