top of page

A Paróquia São José de Hulha Negra (RS) comemora 64 anos de fundação neste ano. A paróquia fundada em 1959, na localidade da Trigolândia (hoje a localidade pertence ao município de Hulha Negra), teve como primeiro pároco o padre José Mack, natural do município de Hulha Negra.


O tempo passou e a sede da Paróquia foi transferida para a localidade de Hulha Negra, hoje sendo a sede do município. Além disso, consolidou-se como padroeiro da paróquia a grande devoção a São José. Os freis franciscanos atendem pastoralmente a paróquia desde o ano de 1990, ou seja, neste ano completam 33 anos de presença franciscana na paróquia.


Para comemorar os 64 anos de fundação deu-se início a peregrinação de São José pelas diversas comunidades da paróquia, acompanhado do ícone do Ano Vocacional 2023.

O tema dos 64 anos de fundação da paróquia é: “São José, abençoe nosso município” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33).


Para celebrar este momento foi criada uma logomarca com os seguintes elementos: “64 anos” remete a data da criação da paróquia em 1959. Os “traços em diagonal” referem-se a Igreja, aonde as pessoas se reúnem como assembleia para participar das missas. Junto com “a cruz no centro” faz-se memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O tema: "São José abençoa nosso município" recorda a peregrinação de São José nas comunidades que formam a paróquia. Juntamente com o lema: "Corações ardentes, pés a caminho" lembrando o ano Vocacional que estamos vivendo em 2023. No centro o “símbolo da paróquia”, remetendo ao padroeiro São José, juntamente com o “tau franciscano” recordando a presença dos freis franciscanos em Hulha Negra.


Ao celebrarmos os 64 anos de fundação da Paróquia São José, recordemos todos aqueles que se doaram ao longo da história em nossas comunidades, e continuemos evangelizando e levando bênçãos para todas as famílias da nossa paróquia. Paz e bem!


Frei Tiago Roberto Frey, OFM.




58 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page