• freifranklinofm

Franciscanos do RS iniciam formação sobre "As questão das diferentes formas de abuso nas relações"

Os freis franciscanos da Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul realizaram hoje, dia 10 de maio, um encontro de formação, estudo e reflexão sobre” A questão das diferentes formas de abuso nas relações”. O encontro foi assessorado pela “Equipe do Cuidado e Prevenção de abusos” da CRB/RS que é composta pela Irmã Aldinha Inês Welzbacher – ICM, Irmão Clóvis Trezzi – FSC, Irmã Maria Cristina Giani – MCR, Irmã Joseana Pereira de Carvalho – FDC, Frei Orestes Alexandre Serra – OFM, Irmã Vania Simone Martins – CIFA.

Ao longo do dia os palestrantes refletiram sobre os vários tipos de abuso: abuso sexual, abuso espiritual, abuso psicológico, abuso de poder, etc. É preciso superar a cultura do abuso presente nas relações em vários setores da sociedade e da Igreja. Muitas vezes estas situações são vivenciadas e as próprias pessoas envolvidas nem se dão conta de que estão sofrendo algum tipo de abuso ou até praticando o mesmo.

É importante, cada vez mais, conversar e refletir sobre este tema de forma ampla como tem insistido o Papa Francisco. Em maio de 2019 o Papa Francisco promulgou uma Carta Apostólica em forma de “Motu Proprio”, com o nome de “Vos estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do Mundo) com novas normas para prevenir e combater os crimes sexuais contra menores e pessoas em situação de vulnerabilidade. O papa também estabeleceu que todas as Dioceses, Congregações e Ordens Religiosas criassem organismos/sistemas para prevenir, combater e também acolher as denúncias sobre este tema.

O encontro que iniciou hoje e se estende até amanhã foi o primeiro passo de qualificação e prevenção da Província São Francisco de Assis do RS. Segundo Frei Orestes Serra, integrante da equipe e membro da província, “este momento foi de grande crescimento para os freis. Pois a informação sobre os abusos é uma forma de prevenção”.

Amanhã o encontro continua com a reflexão sobre “O Cuidado na Dimensão Franciscana: prevenindo relações de abuso” com assessoria do Frei Inácio Dellazari OFM.


Os interessados em contatar a "Equipe do Cuidado e Prevenção de abusos" da CRB/RS podem acessar: https://www.crbrs.org.br/equipe-do-cuidado-e-prevencao-de-abusos/




209 visualizações0 comentário