top of page
  • freifranklinofm

Frades se reúnem em SP para a XXVII Assembleia da UCLAF

No dia 23 de janeiro de 2023, no Convento São Francisco, no Largo São Francisco em São Paulo, Brasil, os provinciais e custódios pertencentes à UCLAF (União das Conferências Latinoamericanas Franciscanas), juntamente com o Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral, e seu Definitório, deram início a XXVII ASSEMBLEIA DA UCLAF com o propósito de avaliar quais poderiam ser nossos desafios na consolidação da sinodalidade relacionada com a cultura do encontro.


Às 7h30, os participantes foram convocados para a oração das Laudes, seguida da Eucaristia, onde Frei César Külcamp, Definidor Geral para a América Latina, convidou os frades a “cultivar a comunhão e a coparticipação para que a missão seja forte e defendida das ameaças do nosso tempo”.


Depois das 9h00 da manhã, realizou-se a primeira sessão, em que Frei Joaquín Echeverry, iniciou convidando os frades ao testemunho e ao radicalismo para evitar o clericalismo que impossibilita a realidade de ser frade, depois de dar a palavra aos frades presidentes das conferências que cada uma de suas entidades apresentava, aconteceu um encontro moderado pelo Frei Ángel Gabino Gutiérrez, do México. Em seguida, Frei Sandro fez uma síntese do trabalho da UCLAF e suas respectivas reflexões quando foi abordada a questão da vida consagrada na América Latina e houve o convite a refletir sobre como devemos ouvir uns aos outros para criar uma Igreja sinodal.


O conferencista deixou alguns questionamentos e propostas que poderiam guiar os frades nestes tempos de tantas e rápidas transformações. "Como seguidores de Francisco de Assis, animados e iluminados pelo magistério do Papa Francisco, que nos convoca à sinodalidade, somos chamados a viver o tempo presente como uma oportunidade, como uma dádiva, como um tempo de graça (Kairós), abandonando a cultura do ego, para promover os “ecos”: ecologia, ecossistema, economia solidária, e reduzir o escândalo da indiferença e da desigualdade", finalizou Frei Sandro.


À tarde, os participantes da Assembleia Geral da UCLAF se reuniram em grupos para refletir sobre esses questionamentos e propostas, retornando ao plenário às 17h30. O dia terminou com a Oração das Vésperas às 18h30, seguido pelo jantar em fraternidade.


Equipe de Comunicação da Assembleia da UCLAF





47 visualizações
bottom of page