top of page

De 26 a 29 de junho ocorreu o 4º Congresso de Evangelização e Missão da UCLAF (União das Conferências Latino-americanas Franciscanas). O encontro aconteceu em Lima no Peru e teve como tema “Novas formas de presença, vida e evangelização hoje na América Latina”. Representando a nossa Província participaram o Frei Armando Mariani OFM e o Frei Tiago Frey OFM.


No início do encontro os frades refletiram a história de vida e missão da Ordem dos Frades Menores na América Latina e os desafios que interpelam o carisma franciscano neste chão latino-americano. Destaque foram as presenças carismáticas nos meios populares durante os últimos 40 anos. Por vídeo conferência o ministro geral Frei Massimo Fusarelli OFM falou aos frades sobre a caminhada da Ordem nos dias de hoje juntamente com os desafios dos novos tempos.


Frei César KulKamp OFM, definidor geral da Ordem, apresentou aos frades um pouco da realidade das conferências da Ordem na América Latina e depois cada entidade (Províncias e Custódias) pode partilhar as experiências das suas novas formas de presença e missão nas realidades de hoje.


O secretário geral para a missão e evangelização, Frei Francisco Gómez Vargas OFM, apresentou um panorama sobre a evangelização missionária da Ordem.


Durante todo encontro houveram ainda partilhas do Serviço Franciscano de Justiça Paz e Integridade da Criação, experiências das novas formas de vida e missão nas realidades da Europa e reflexão sobre o processo formativos dos frades para estes desafios e novas formas de missão.


Os frades também realizaram visitas a alguns lugares de missão para conhecer um pouco da realidade dos trabalhos que os frades realizam em Lima.






85 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page