• freifranklinofm

Festejos de São Francisco em Porto Alegre

De 24 de setembro a 04 de outubro aconteceram os festejos de São Francisco junto a Paróquia São Francisco de Assis em Porto Alegre. Este ano o tema escolhido para a novena foi “São Francisco e a Ecologia” e o lema: “Escuta a voz da criação”. A motivação partiu do pedido do Papa Francisco sobre o tempo da criação que ocorre no período entre o dia 01 de setembro e o dia 04 de outubro. Nosso padroeiro São Francisco é patrono da ecologia e tido como o santo protetor dos animais.

O dia 04 de outubro é sempre um dia de bênção na Paróquia. Muitas pessoas que tem a sua devoção por São Francisco, seja para agradecer por um graça, pedir por alguma intenção e/ou trazer a sua criatura, animal ou planta, para pedir uma bênção visitam a nossa Igreja. Vários freis nos auxiliaram para o momento das bênçãos e para as outras atividades do dia. Tivemos três missas: a primeira presidida pelo nosso provincial Frei Marino Rhoden, a segunda pelo pároco, Frei Paulo Müller e a terceira por Dom Jaime Spengler, nosso arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, missa na qual a Igreja ficou lotada.

Tivemos este ano o retorno das procissões. A primeira, já tradicional e esperada, com as criaturas, percorrendo ruas próximas a nossa Igreja e se concluindo dentro dela com a bênção das criaturas. A segunda procissão aconteceu após a missa das 19h. Muito bem participada, momento de fé e devoção do povo que ama São Francisco de Assis.

Este dia de festa e o carisma de São Francisco foi amplamente divulgado pela imprensa local e pelas redes sociais ao longo deste dia. Com gratidão concluímos no domingo, dia 09 de outubro, a caminhada da festa de 2022 com a missa e o almoço. Obrigado a todos os devotos e simpatizantes de São Francisco que estiveram conosco e lembramos que no dia 04 de cada mês temos a missa de São Francisco com bênçãos. Que São Francisco de Assis interceda por todos nós. Paz e bem!


Frei Paulo Eduardo Müller

Pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Porto Alegre







55 visualizações0 comentário