• freifranklinofm

Entrevista com Andréa Fontoura bibliotecária da Biblioteca Frei André Grings em Porto Alegre

Hoje é o dia nacional da biblioteca. Em nossa província existe uma biblioteca que, a partir deste ano, foi batizada de Biblioteca Frei André Grings, um dos fundadores do Centro de Promoção da Criança e Adolescente (CPCA).


Para celebramos este dia tão especial em nossa cultura, a equipe de comunicação, entrevistou nossa bibliotecária Andréa Fontoura. Ela é responsável pela biblioteca que pertence ao nosso Instituto Cultural São Francisco de Assis com sede junto ao CPCA.


Nossa biblioteca é aberta a comunidade e conta com uma equipe de 07 pessoas: 01 bibliotecária, 01 auxiliar de biblioteca, 04 jovens aprendizes e 02 voluntários.



Nossa Biblioteca está localizada junto ao CPCA que atende jovens e adolescentes. Na cultura atual, como você percebe o interesse pela leitura de livros diante das opções tecnológicas ?


Andréa: A leitura é um direito de todos. Disponibilizar o acesso à informação e aos livros é um dos principais pilares de uma sociedade que valoriza a educação e o desenvolvimento. Quando a sociedade é tolhida destes direitos, as crianças e jovens buscam outras alternativas que aparentemente, parecem mais prazerosas mais “interessantes”, como os celulares, por exemplo. Nunca deixamos de ler, pois desde crianças, fazemos a leitura de mundo, como diz Paulo Freire. Levar então a leitura em diferentes suportes pode ser uma alternativa para a falta de leitura em meio papel, por exemplo. É necessário que saibamos conhecer o nosso público e oferecer a ele leituras que sejam interessantes. Aqui no CPCA tivemos mais de 1500 empréstimos entre 2019 até hoje! Acredito que quando existem espaços de leitura ao alcance da comunidade as tecnologias certamente auxiliam, mas ela não deixa o livro, não o esquece, por isso, quanto mais bibliotecas, com profissionais que saibam levar o gosto pela leitura, mais leitora é a comunidade.


Que recado (dica) daria para os pais ou responsáveis das crianças/adolescentes que desejam uma mudança cultural incentivando seus filhos(as) para a cultura de ler livros? Como iniciar este processo?


Andréa: A dica que eu dou é valorizar o que eles querem ler, seja um gibi, um livro mais fininho, mas que não o deixe sem um tipo de leitura. Além disso, o exemplo é o mais importante: pais que “param para ler” e os filhos percebem, criam filhos mais leitores. LEIA JUNTO COM O SEU FILHO. Leia uma página e dê para ele ler outra, pense você agora, que gostoso seria ler um livro com a sua mãe. Se caso o pai ou mãe, não saiba ler, pode fazer a leitura das figuras e inventar juntos uma história. Conheça a biblioteca do seu bairro. Veja qual escola possui livros e pode emprestar a comunidade. Nossa realidade, no entanto, não é a de uma biblioteca com profissional em cada escola no RS, lutamos para isto, mas enquanto o paraíso não chega, sejamos protagonistas de um movimento em prol dos livros e das bibliotecas.



Como que funciona a Biblioteca Frei André Grings ?


Andréa: A Biblioteca Frei André Grings, situada no CPCA em Porto Alegre (RS), está respeitando os protocolos de segurança e as bandeiras do modelo de distanciamento controlado no RS. Em tempos de pandemia atendemos as crianças e jovens com envio de livros através de Projetos como o Renovando Vínculos. Fazendo atendimento individual e com horário marcado das 9h às 16h. através do e-mail biblioteca.icsfa@gmail.com e por Whats/Telefone (51)99153-9386. Fazemos leitura de livros online nas redes sociais e também utilizamos a ferramenta TikTok para estarmos mais perto dos adolescentes e jovens.

Exerça seu direito e liberte um livro da estante!

@cpcapoa

TikTok: bibliotecaicsfacpca


Acesse nosso catálogo: http://biblioteca.link/Biblivre5/freisrs/


Endereço da biblioteca:


Estr. João de Oliveira Remião, 4444 - Lomba do Pinheiro - Porto Alegre
















51 visualizações0 comentário