• freifranklinofm

Cerca de 250 missionários participaram das Missões Franciscanas da Juventude em Rio Grande

Nos dias 21 e 22 de setembro aconteceram na Rede de Comunidades São Lucas em Rio Grande a 3ª edição das Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) promovida pela Gurizada Franciscana. Esta edição contou com a participação de cerca de 250 missionários internos (lideranças e voluntários locais) e externos (inscritos de fora da Rede de Comunidades).

Os 142 missionários externos vieram de Agudo, Cachoeira do Sul, Candiota, Curitiba, Gravataí, Independência, Horizontina, Hulha Negra, Lajeado, Paraíso do Sul, Porto Alegre, Novo Cabrais, Rio de Janeiro, São José do Inhacorá, Soledade, Tabaí, Taquari, Três Passos e outras paróquias de Rio Grande.

No sábado pela manhã os missionários foram acolhidos pela juventude de Rio Grande e após a mística de abertura os Freis Paulo Maia e José Frey apresentaram a um pouco da realidade eclesial e social de Rio Grande. As lideranças da Rede de Comunidades ajudaram a recordar a presença dos franciscanos naquela região.

Logo após os missionários refletiram sobre o tema das MFJ 2019 “Quem é da Paz promove a Vida” que é o mesmo da campanha sobre a Cultura da Não-violência lançada no final das MFJ 2018 realizadas em Horizontina. Frei Patrício conduziu este momento recordando alguns dados da violência.

À tarde os missionários externos foram divididos em grupos e enviados para as comunidades da Rede. Chegando lá, juntamente com os missionários internos que os esperavam, realizaram visitas as famílias das comunidades que compõe a região atendida pelos freis (PROFILURB I, Vila Maria dos Anjos, Cidade de Agueda, Castelo Branco, Vila São João, Vila São Miguel, Carreiros...).

Tendo em vista a sensibilização para a promoção da vida alguns missionários foram enviados para outros locais de missão fora da Rede de Comunidades São Lucas. Foram visitados dois hospitais: Santa Casa e Hospital Universitário. Duas comunidades terapêuticas: Vida Nova e Esquadrão da Vida. Um pensionato de idosos e a Cooperativa de Reciclagem Santa Rita.

O primeiro dia encerrou com as celebrações em três comunidades da Rede: São Miguel, Santo Antônio e São José. Seguidas de uma bonita confraternização e distribuição dos missionários nas famílias acolhedoras para o pouso.

No domingo o dia iniciou com uma animada celebração presidida por Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, que em sua homilia chamou a atenção dos jovens para a importância de cultivar a cultura de paz e a promoção da vida. Dom Ricardo lembrou que “o mal não é mais forte que o bem e a paz, por vezes, eles aparecem mais estão mais organizados” e convocou os jovens a “ continuarem se organizando para eventos e ações que promovam a Vida e a Paz”. No final da missa Dom Ricardo lançou um desafio aos jovens missionários para que a missão do próximo ano esteja em sintonia com o lema da Campanha da fraternidade 2020 que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

No final da manhã houve a partilha das experiências missionárias, onde visivelmente, as realidades sociais e humanas dos lugares visitados comoveram os missionários. Segundo o jovem Manoel dos Santos Gomes (Rio de Janeiro) que esteve na cooperativa de reciclagem “foi uma experiência rica e gratificante, pois nos ajuda a se colocar mais no lugar do próximo e ver suas dificuldades”.

Para o jovem Diego Kappaun (Horizontina) foi uma “experiência reveladora estar com os dependentes químicos em recuperação no Esquadrão da Vida, pois me mostrou uma realidade triste que pode ser modificada pela fé”. Para os missionários internos de Rio Grande a experiência das MFJ também foi significativa: “Apesar do cansaço estamos muito felizes. Foi um grande aprendizado para todos nós. As MFJ marcaram muito as nossas comunidades” lembrou Sirlei Valadão de Rio Grande.

Logo após foi anunciada pelo Frei Tiago Frey a próxima sede das Missões Franciscanas da Juventude que será a paróquia São José que abrange os municípios de Taquari e Tabaí.

Recordando a cultura da não-violência com a nossa Casa Comum, o envio dos missionários, aconteceu na beira da lagoa chamando a atenção para a poluição e as questões ecológicas. Foram distribuídos sementes de girassol, fitas com o lema das MFJ e panfletos da Vida Urgente chamando a atenção para o cuidado da vida no trânsito.

A Gurizada Franciscana agradece a todas as famílias, lideranças e aos freis da Rede de Comunidades São Lucas em Rio Grande pela acolhida, trabalho e esforço para a realização da 3ª edição das MFJ. Sem dúvida, em relação a questão social e promoção da vida, foi a mais significativa e marcante das 03 missões realizadas pela Gurizada Franciscana nestes 03 anos. Obrigado às juventudes que vieram e que saibamos continuar com fé e animo a nossa missão diária em nossas comunidades onde moramos. Paz e Bem!




0 visualização

CONTATO

LINKS

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png