• Franciscanos do RS

CPCA - 40 ANOS

Atualizado: 22 de Out de 2019




40 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS

ABRACE UMA VIDA MUDE UMA HISTÓRIA


O CPCA (CENTRO DE PROMOÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SÃO FRANCISCO DE ASSIS) é uma obra social dos Freis Franciscanos do Rio Grande do Sul. Tem como mantenedora o Instituto Cultural São Francisco de Assis.

Inicia suas atividades em 1979 com a abertura da “Creche dos Freis”. Fundada por Frei Bruno Goettens. No princípio a preocupação era garantir aos trabalhadores provenientes do êxodo rural um espaço onde os pais pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. Neste mesmo ano altera sua razão social para “Centro de Promoção do Menor” e estabelece parceria com a Missioszentrale der Franciskaner – MZF, instituição da Alemanha.

Em 1986, a instituição firma nova parceria, agora com a Kindernothilfe – KNH, instituição também da Alemanha. Novos desafios são postos. Fez-se necessário, a partir deste momento, trabalhar com métodos, se ampliam os objetivos, se reordena os serviços ofertados e se altera a forma de organização da entidade como um todo.

Observando a linha do tempo, que destaca a evolução da instituição e a evolução do marco legal da Assistência Social, podemos constatar que o CPCA (nomenclatura assumida após a implementação do ECA) , a cada parceria firmada e a cada nova legislação, não só amplia seus serviços, programas e projetos, mas também mantém uma preocupação constante com sua adequação e qualidade, sempre convicto de sua missão, visando à plenitude da visão da entidade e seguindo fielmente seus princípios e diretrizes no desenvolvimento de suas atividades.

A Carta Magna de 1988 é o marco inicial da Assistência Social no Brasil. A “Constituição Cidadã”, como foi chamada, confere, pela primeira vez, a condição de política pública à assistência, constituindo, no mesmo nível da saúde e da previdência o tripé da Seguridade Social. Esta Constituição, por meio de seu artigo 227, reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos em pleno desenvolvimento, estando sob a responsabilidade da família, do poder público e de toda a sociedade.

Conforme expresso na Constituição Federal, têm a família, a sociedade e o Estado o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, os seus direitos fundamentais, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei Orgânica da Assistência (LOAS), A Declaração e Programa de Ação sobre a Cultura da Paz, a Política Nacional da Assistência (PNAS), o SUAS e o Plano Nacional de Promoção, Proteção e defesa do Direito de Crianças e Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária, são legislações que normatizam, complementam e asseguram o que fora garantido na Constituição Federal e, passaram a ser alvo de atenção do trabalho desenvolvido pelo CPCA.

O ano de 2019 é um marco importante na história da instituição pois completa seus 40 anos de funcionamento a “pleno vapor” e desenvolvimento. Durante este período, milhares de pessoas foram atendidas em diversas atividades desenvolvidas pela entidade. Atualmente, se atendem, diariamente, aproximadamente 3600 crianças, jovens, adolescentes e famílias, além de pessoas que vivem em situação de rua em diferentes faixas etárias.

O trabalho é mantido por meio de parcerias e ajudas das instituições parceiras, governo municipal, estadual e apoio de empresas privadas e amigos que se associam ao CPCA na implementação das metas estabelecidas.

O intuito da entidade é a promoção da criança e do adolescente, bem como de suas famílias e rede afetiva, fundamentada em valores éticos que regem sua missão, baseado na espiritualidade franciscana da opção preferencial pelos pobres, nas vivências dos valores do Evangelho, de Igualdade e fraternidade.

Esta é uma instituição católica que acolhe as pessoas independente de sua religiosidade, respeitando sempre o sagrado que habita em cada ser humano.



DURANTE TODO O ANO DE 2019 O CPCA VEM CELEBRANDO SEU ANIVERSÁRIO JUNTO À COMUNIDADE E POPULAÇÃO ATENDIDA, ALÉM DE SEUS PARES. PARA COROAR ESTA FESTA APRESENTA A SEGUIR A PROGRAMAÇÃO DE CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA DE 40 ANOS:


Dia 25 de outubro de 2019 – no pátio coberto do CPCA - Início às 17h30min

- Apresentação de Orquestra - 3 músicas.

- Mostra de 3 atividades desenvolvidas pelo CPCA.

- Celebração Inter-religiosa.

- Apresentação de Orquestra – 3 Músicas

- Confraternização.


Venha celebrar conosco trajetória e vida! Venha conhecer o CPCA, e participe conosco dos 40 anos. Acesse a nossa página www.cpca.org.br



FAÇA PARTE DESTA HISTÓRIA POR MEIO DE DOAÇÃO ATRAVÉS DE DEPÓSITO

Banco: 001 - Banco do Brasil Agência: 0010-08 Conta: 105185-7 Razão Social: Instituto Cultural São Francisco de Assis CNPJ: 978373630010-09


Banco: 041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul Agência: 0156 Conta: 0600023006 Razão Social: Instituto Cultural São Francisco de Assis CNPJ: 978373630010-09







47 visualizações

CONTATO

Secretaria Provincial

SAV - Serviço de Animação Vocacional

LINKS

Comunicação

Facebook

© 2019 Todos os direitos reservados - Província Franciscana de São Francisco de Assis no Brasil

logo_easy_branco.png