• Franciscanos do RS

Encontro dos freis que atuam nas Paróquias e diferentes frentes de Evangelização e Missão

Atualizado: Mar 24


Em reunião realizada de modo online, pelo aplicativo zoom, na manhã do dia 23 de março de 2021, os Freis Franciscanos do RS, que atuam em diferentes frentes de Evangelização e Missão Província, sob a coordenação do Secretário Provincial para Evangelização e Missão Frei Armando Mariani, conversaram sobre a realidade da pandemia, seu impacto na vida das pessoas e nas frentes pastorais onde atuamos.

Na partilha feita pelos freis percebe-se uma preocupação com o agravamento da pandemia e suas consequências. Há um aumento da pobreza, motivado pela falta de emprego e do aumento do custo de vida. Também existe a falta de empenho dos gestores públicos no enfrentamento da pandemia e no cuidado da vida humana. Muitas pessoas estão com medo, sem esperança e com doenças psicossomáticas.

Em meio as dificuldades encontramos muitos sinais de solidariedade, partilha e trabalho em conjunto. Muitas pessoas estão sensibilizadas com a causa do próximo e auxiliam os freis no trabalho na área da caridade. Em nossas presenças a solidariedade é bastante presente através de doações de alimentos, roupas, dinheiro e outros materiais. Em todas as frentes existem iniciativas para manter viva e animada a espiritualidade das pessoas, seja por meio de mensagens diárias relacionadas a vida litúrgica e a caminhada da Igreja, por meio de momentos de oração, missas online, encontros dos grupos de famílias nas casas, abertura das Igrejas para os momentos de oração, assistência espiritual presencial (com os devidos cuidados) e outras formas de interação.

Os freis estão muito sensíveis a realidade de vida do nosso povo. Existe todo um esforço para tentar buscar formas de atender as novas necessidades que surgem a partir das consequências da pandemia. As obras de misericórdia da Igreja são uma orientação para a nossa ação evangelizadora. Há por toda a parte um esforço em mover-se com compaixão pelos que nos pedem ajuda.



120 visualizações0 comentário